Configurando Akismet Anti-Spam Para WordPress

Neste tutorial estaremos configurando o Akismet Anti-Spam para proteger seu site WordPress contra qualquer tipo de spam.

O spam em sites WordPress geralmente acontece através de comentários postados indevidamente no site ou blog.

O spammer dificilmente é uma pessoa real. Costuma ser um bot (programa de computador) que ao identificar uma página com espaço aberto a comentários, publica uma mensagem com conteúdo irrelevante, como propaganda de remédio, sites pornográficos e coisas do tipo.

Ao configurar o Akismet em seu site, ele passa a filtrar os comentários publicados. Quando identifica um comentário possivelmente malicioso, ele envia diretamente para a seção de spam dos comentários do WordPress.

Configurando Akismet Anti-Spam no WordPress

Após instalar o Akismet, basta seguir para Configurações -> Akismet Anti-Spam no painel de controle do WordPress para iniciar o processo de configuração do plugin.

Tela 1 – Configuração inicial do Akismet

É necessário criar uma conta no site akismet.com para poder obter a chave de acesso a API do serviço. Após obter a chave no site, basta inserir nas configurações do plugin para que ele comece a funcionar.

Akismet é gratuito ?

Tela 2 – Tipos de licença e formas de pagamento

Na página inicial do serviço, percebe-se a oferta de três formas de assinatura para o Akismt. Uma das opções pode ser gratuita, configurando para o plugin o modelo Freemium.

Na versão Personal, você pode configurar o valor da sua doação, podendo inclusive não doar nada e utilizar gratuitamente o plugin. Importante notar que nesta versão, a licença deve ser usada em sites pessoais, sem fins lucrativos.

Já na versão Plus, por 5 dólares por mês para cada site, você recebe suporte premium, licença de uso em sites comerciais (que gerem renda para seus criadores) e relatórios avançados.

Existe ainda uma terceira opção, Enterprise, onde você poderá utilizar o Akismet em quantos sites quiser, sem nenhum tipo de restrição em termos de licença.

Criando conta no WordPress.com

Após selecionar a opção “Get started with personal”, você será direcionado para a tela de criação de conta no site WordPress.com.

Importante notar que o Akismet foi desenvolvido pelos mesmos criadores do serviço WordPress.com, logo, os dois serviços estão integrados.

Preencha as informações pedidas e crie sua conta no WordPress.com para usar o Akismet em seu site. Após criar sua conta, você será direcionado para a tela de pagamento do Akismet. Selecione 2 dólares por mês (caso possa pagar) ou Nothing (caso não possa pagar nada pelo plugin).

Tela 3 – Escolhendo entre as formas de pagamento do Plano Personal

Ao escolher a opção Nothing, por exemplo, para meu blog pessoal, tenho que preencher os campos Nome, Sobrenome e Site URL.

A seguir preciso marcar as 3 opções onde confirmo que não tenho anúncios, não vendo produtos/serviços, e nem promovo negócios em meu site.

Tela 4 – Preenchendo os campos para obter a sua licença

Ao final do processo, você será levado para a tela de administração de suas licenças, onde poderá obter no topo da tela o código da licença que deverá ser inserido em seu site.

Tela 5 – Obtendo a chave da API
Tela 6 – Configuração final do Akismet no WordPress

Ao final da configuração do plugin, após inserir a chave e ativá-lo, você pode definir algumas opções auto explicativas para melhor gerenciar os comentários e a privacidade de seu site.

Marco Floriano
administrator
Cientista da Computação, é desenvolvedor na Setor9 e fundador da Cursos7, escola de cursos online para quem deseja aprender a criar sites.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *