Integrar o Whats com o WordPress

Neste tutorial, você aprenderá como integrar o Whats com o WordPress passo a passo, utilizando o plugin Click to Chat. Você aprenderá como adicionar e personalizar o botão do Whats App em seus posts e páginas, e assim, converter seus visitantes em contatos no Whats App.

A integração consiste em adicionar um botão com o ícone do Whats App em uma determinada posição, de preferência em destaque, das páginas de seu site. Ao clicar no botão, a pessoa será redirecionada em seu celular ou computador para o Whats App, com seu contato aberto, facilitando assim o envio de uma mensagem.

Mas e aí Marco, eu preciso de um plugin para exibir um simples botão em meu site? É claro que não! Você pode fazer isso com um pouco de HTML, CSS e Javascript, porém isso será assunto para um próximo tutorial. A grande vantagem deste plugin, entretanto, é que oferece uma série de recursos e personalizações, como por exemplo, omitir no desktop e mostrar no celular, cores e estilos pré-definidos muito bem feitos e mais.

Página do plugin Click to Chat

Vamos começar fazendo o download do plugin e instalando em nosso site WordPress. O Click to Chat é totalmente gratuito e bem leve. O código é de qualidade, e nunca vi este plugin bugar nos sistes que utilizo. Leve, simples e rápido.

Para instalar, siga para o Painel de Controle do WordPress em Plugins -> Adicionar Novo. Na barra de busca insira o termo Click to Chat. A primeira opção deverá sugerir o plugin de mesmo nome.

Instalando o plugin

Após a instalação será criado um ícone de acesso rápido no seu painel de controle, na parte inferior esquerda. Clique alí para acessar as configurações iniciais do plugin.

Acessando Click to Chat no WordPress

A página de configurações do plugin é simples e bem auto explicativa. Porém vamos analisar as principais configurações para personalizar o botão.

Página inicial de configuração do Click to Chat

A primeira e mais importante configuração a ser efetuada, é o seu Whats App Number. Neste campo você deverá inserir o seu número do Whats App.

Note que para o plugin funcionar corretamete, este campo é de preenchimento orbigatório e estritamente correto. Nó código do país (Country Code), insira o código 55 para o nosso país (Brasil), sem o sinal de positivo na frente, como na imagem acima.

O próximo campo (imagem abaixo) é opcional, porém muito interessante, é o campo de mensagem pré definida. Ao deixar uma mensagem, você pode orientar o usuário em relação as regras de seu contato, como por exemplo, tempo de resposta, dias em que irá atender, etc. Assim a pessoa não fica desesperada quando não recebe uma resposta 40 segundo depois que enviou a mensagem.

Mensagem/recado para quando a pessoa entrar em contato

Interessante você configurar também a mensagem que aparecerá junto ao botão do Whats App, quando a pessoa passar o mouse em cima. Basta preencher a Call to Action. Utilize uma frase simples, porém criativa.

Mensagem do botão de chamada para ação

Por padrão, ao clicar no botão, a pessoa será direcionada para uma página dentro do site do Whats App, e não para o Whats App propriamente dito. Essa página no site do Whats App tem aquela mensagem pré definida que preenchemos acima. Porém ainda é uma página intermediária, e não o Whats App propriamente dito.

Caso você marque a opção Web Whats App On Desktop, o usuário será direcionado diretamente para o aplicativo do Whats App, caso esteja no celular. Caso esteja no computador, abrirá o site Whats App Web, que é a versão online do Whats App.

Configurando redirecionamento do botão

Depois você tem a opção de configurar um estilo para a aparência do botão do Whats App. É interessante, pois existem diversos estilos pré-definidos para os mais variados tipos de ocasião. Por exemplo, caso você queira exibir um botão arredondado, ou quadrado, ou com as cores de seu próprio site e não necessariamente as cores do Whats App.

Estilos e cores para seu botão

Finalmente, você poderá definir onde o botão deverá aparecer em seu site. Você pode, por exemplo, omitir em páginas e mostrar em posts, ou apenas em categorias. Ou ainda mostrar no celular e omitir no desktop.

Configurando a exibição do botão do click to chat

Integrar o Whats Com o WordPress fica simples e rápido com o plugin Click to Chat, e ainda por cima você pode fazer diversos ajustes e personalizações. Se o Whats App é fundamental para seu site, sem dúvida vale a pena!

Marco Floriano
administrator
Cientista da Computação, é desenvolvedor na Setor9 e fundador da Cursos7, escola de cursos online para quem deseja aprender a criar sites.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *