Novo Ciclo de Lançamento Joomla Fim do LTS e STS

A liderança do projeto Joomla (The Production Leadership Team – PLT) anunciou que a partir de agora não haverão mais os ciclos curtos e longos de lançamentos (STS e LTS, respectivamente). Com isso, a tão aguardada versão 3.5 do CMS deixa de ser uma LTS e passa a ser uma versão normal, ou seja, poderá ser normalmente atualizada (one click) sem a necessidade de migração.

Até então, a política de atualização girava em torno de uma versão dominante, a 2.5 (2.5.10, 2.5.11, etc) e uma versão temporária (3.1, 3.2, 3.3, etc). No antigo modelo, duas versões sempre corriam em paralelo, causando confusão entre usuários iniciantes. Agora o sistema de releases do Joomla se aproxima de outros CMSs, como Drupal e WordPress e passa a contar com uma única versão principal.

A equipe de desenvolvimento garante que a versão 2.5 será suportada até o fim deste ano de 2014. Cada última versão da série 3.x (3.4, 3.5, 3.6) passa a ser suportada por pelo menos 2 anos (a contagem reinicia a cada lançamento) e as versões minor (menores, 3.4.x, 3.5.x, etc) perderão o suporte imediatamente após o lançamento da próxima versão.

Para mais informações, por favor, consulte os links a seguir:

Announcing Joomla! CMS 3.4

New Joomla 3.4 Short Term release and Long term releases strategy plans

Joomla! CMS versions

Marco Floriano
administrator
Cientista da Computação, é desenvolvedor na Setor9 e fundador da Cursos7, escola de cursos online para quem deseja aprender a criar sites.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *