Tutorial Como Hospedar Um Site Profissional

Hospedar um site profissional consiste na escolha de um domínio e de uma hospedagem confiável. São dois serviços necessários que exigem experiência para escolha correta.

Portanto, neste tutorial, procuro mostrar passo a passo todo o processo envolvido. Do registro de domínio, passando pela contratação da hospedagem, até o gerenciamento da mesma. Mostro ainda como colocar um site no ar.

Registrando Domínio

Primeiramente recomendo que todo projeto, negócio ou organização tenha um domínio .com.br, pois com ele sua autoridade fica garantida para o segmento em nosso país.

Depois de escolher um nome simples, siga para registro.br para verificar a disponibilidade do domínio e registrar o mesmo.

Escolhendo Hospedagem

Muitas são as opções de hospedagens disponíveis dentro e fora do Brasil. Entretanto, umas poucas se destacam pela confiabilidade e fartura de recursos.

Aliás, nos últimos 10 anos utilizei e ainda uso muitas hospedagens brasileiras e internacionais. Todavia, indico apenas uma para meus alunos.

Assim sendo, quando for escolher sua hospedagem, atente para as seguintes informações:

  • Número de Domínios Permitidos: dependendo do plano, apenas um domínio poderá ser instalado. Porém alguns serviços de hospedagem oferecem ilimitados domínios, logo você poderá colocar diversos sites em uma mesma hospedagem.
  • Espaço em Disco: em geral este é um dos fatores que podem limitar uma hospedagem. Porém um plano com 10GB de espaço é mais que suficiente para um site profissional.
  • Tráfego Mensal e Largura de Banda: a largura mensal de banda define a quantidade máxima de dados permitidas. Cada vez que alguem solicita uma página do seu site, ao ser enviada para o usuário, uma parte da banda é consumida.
  • SSL: importante verificar se a hospedagem oferece um tipo gratuito de SSL, como Let’s Encrypt. Você não precisa pagar para ter https em seu site.

Existem muitos outros fatores a serem considerados quando for escolher uma hospedagem. Porém estes são alguns dos que costumam gerar mais dúvidas na hora da aquisição.

Gerenciando a Hospedagem

A maioria das hospedagens costumam oferecer um painel administrativo da conta e um painel administrativo do(s) site(s).

O painel administrativo da conta costuma oferecer controle financeiro (emissão e controle de pagamentos e renovações), suporte técnico e a documentação da hospedagem.

O painel administrativo do site, por outro lado, costuma ser o cPanel ou um similar. Este oferece recursos para gerenciamento do site, monitoramento e segurança.

cPanel

Pela minha experiência, as melhores hospedagens oferecem alguma variação do cPanel para seus usuários. Com ele podemos efetuar diversas tarefas importantes, como:

  • Gerenciamento de domínios e subdomínios
  • Auto instaladores de scripts e softwares, possibilitando a instalação automática de Joomla, WordPress, etc.
  • Ferramentas de otimização, como cache e CDN
  • Gerenciamento dos e-mails
  • Monitoramento de uso do servidor e seus recursos, como processamento, memória e disco.
  • Sistema de gerenciamento de arquivos
  • Sistema de gerenciamento dos bancos de dados
  • Sistema de backup
  • Sistema de segurança, firewall, antivírus e ssl

Hospedando um site WordPress

Finalmente, quando as condições acima descritas são atingidas, podemos iniciar a construção de nosso site. Para começar seu site WordPress, basta disparar o instalador (softalocus) e começar o desenvolvimento.

Para aprender a desenvolver sites profissionais em WordPress, experimente meu curso grátis de WordPress.

Marco Floriano
administrator
Cientista da Computação, é desenvolvedor na Setor9 e fundador da Cursos7, escola de cursos online para quem deseja aprender a criar sites.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *