Criar um sistema de cache no WordPress nunca foi tão simples e rápido. Graças aos mais avançados plugins, podemos em um piscar de olhos aumentar a velocidade de carregamento das páginas. Podemos também aumentar o score dos sites e otimizá-los facilmente.
Porém qual plugin escolher entre os diversos plugins de qualidade existentes? Resolvi testar 3 dos mais populares em meu blog pessoal, veja as conclusões.
1 – Wp Super Cache
O Wp Super Cache é desenvolvido pela Automattic, empresa por trás do WordPress.com. Sua principal proposta é produzir páginas estáticas em HTML a partir das páginas dinâmicas do blog ou site. 99% dos usuários do site serão servidos com páginas estáticas. Incrível e totalmente gratuito!
Recursos
- Sistema de configuração fácil, onde você não precisa esquentar muito a cabeça nem perder tempo para ativar o cache em seus sites. Basta apontar e ativar o cache e ele faz o resto.
- Sistema de configuração avançado, para experts e webmasters. Aqui é possível configurar o que entrará ou não no cache. Opções avançadas de configuração, como cache dinâmico, para quem programa em PHP.
- CDN próprio, fornecido por um parceiro, bacana se você não quer ter relações com cloudfare e outros. Rápido e prático.
- Monitoramento das páginas em cache.
- Preloading, para oferecer páginas cache mesmo para primeiros visitantes e bots. Bom para aumentar o ranking no Google, mas produz muitos arquivos.
- Plugins (do plugin, rsrs), podendo estender as funcionalidades do plugin com mais plugins. Entre eles destaco a função de mapeamento de domínio.
Resultados
- Score no Pingdom para Performance Grade: 75 (c)
- Score no Pingdom para Load Time: 1.94s
Conclusão – Nota 7,5
Recomendo para usuários iniciantes. Além de ser bom, é totalmente gratuito. Possui uma interface simples e foco no sistema de cache e otimização do site. Porém não oferece muitos recursos extras além do cache e CDN. Bom para uns, mas pode ser uma desvantagem para usuários mais exigentes.
2 – W3 Total Cache
Plugin bem mais avançado em sua proposta, busca otimizar o site como um todo para mecanismos de busca. É praticamente um framework de otimização para sites WordPress, com foco no SEO. Conta com muitos recursos e um painel bem avançado.
Recursos
- Cache com diversos métodos de configuração, como disco (básico e avançado) e opcode.
- Minify: fundamental para minimização de arquivos CSS e Javascript.
- Integração com YOAST, o mais popular plugin de SEO para WordPress.
- Cache do banco de dados (WOW!)
- Cache de objetos e do navegador do usuário.
- Proxy reversa.
- Outras opções (muitas!) de otimização e debug.
Resultados
- Score no Pingdom para Performance Grade: 89(b)
- Score no Pingdom para Load Time: 423ms
Conclusão – Nota 8.9
Impressionante. Mesmo na versão gratuita, oferece recursos que poderiam ser facilmente cobrados. Otimização que realmente funciona e contribui para aumento real no ranking do site. Embora a interface seja tanto complicada, os resultados compensam e muito!
3 – Wp Fastest Cache
Para começar este plugin tem um guepardo no símbolo (chita). Se nunca ouviu falar deste animal incrível, pare agora e leia por 5 minutos sobre ele. Logo, sua proposta é ser simplesmente o mais rápido! Seu algoritmo foca a criação de páginas estáticas porém nada mais é revelado sobre seu funcionamento.
Recursos
- Controle de exibição do cache, se vai ser exibido para usuários logados ou não.
- Controle de exibição em smartphones.
- Minify de arquivos HTML e CSS
- Combinação de arquivos Javascript e CSS
- Compressão com Gzip
- Cache do navegador do usuário
- Idioma português
- Controle total sobre o que deverá ser ou não chacheado (!) no site.
- Integração com CDNs de terceiros
Resultados
- Score no Pingdom para Performance Grade: 90(b)
- Score no Pingdom para Load Time: 425ms
Conclusão – Nota 9.0
Embora tenha diversas opções disponíveis apenas na versão paga, este é o mais veloz plugin de cache que encontrei. Com poucos recursos e foco na velocidade, talvez seja a melhor opção no momento para iniciantes. Usuários avançados e sites grandes talvez prefiram o W3 Total Cache.
Mas para este blog em que efetuei os testes, o Wp Fastest Cache é o que ficará instalado!
4 Comentários. Deixe novo
muito bom; estas informações são muito úteis para aplicar nos futuros trabalhos. Obrigado
Excelente, passei a usar o plugin sugerido e realmente é melhor, obrigado!
Olá Marco,
você tem algum material sobre as configurações de uso do W3 Total Cache?
Vi relatos de que alguns sites quebram o layout quando se usa a configuração de minify.
Um abraço!
Olá Bruno, não tenho nenhum material no momento para recomendar. Já utilizei o W3 em alguns sites, incluindo este da Cursos7 e nunca tive problemas. O jeito é sempre ter um backup em mãos e efetuar testes num ambiente simulado (dev, stage, etc), pois isso pode acontecer com qualquer plugin, dependendo especialmente do tema. Abraço!