4 Plugins Tops Gratuitos Para Importar e Exportar Usuários no WordPress

Introdução

Ao desenvolver o novo site da Cursos7, me deparei com um problema: como migrar a base de dois mil alunos sem grandes dores de cabeça para esses usuários?

Tracei diversas estratégias, como criar um script de migração personalizado (muito tempo), efetuar a migração manual como da última vez (muito trabalho e tempo), deixar os novos usuários se cadastrarem no novo site (muita dor de cabeça) ou simplesmente migrar o cadastro dos usuários para o novo site. Infelizmente com esta opção perderei alguns dados, como ordens de 2 anos do WooCommerce e também Reviews de 4 anos dos cursos.

Porém como o projeto já chegara a 3 meses de desenvolvimento, resolvi priorizar a velocidade de lançamento de um MVP e colocar o novo site no ar o mais depressa possível para depois fazer as migrações adicionais.

Assim cheguei à necessidade de buscar um plugin que efetuasse a migração de todos os usuários do antigo site para o novo site.

Depois de algumas pesquisas, descobri que não será possível transferir as senhas dos antigos usuários para o novo site, uma vez que elas estão criptografadas no banco de dados. Por não poderem serem salvas na planilha, os usuários terão que registrar uma nova senha no site novo.

Cimy User Manager

Nota: 7/10

Download: https://wordpress.org/plugins/cimy-user-manager/

Primeiro plugin que experimentei e realmente recomendo. A grande vantagem que vi neste plugin é a possibilidade de importar e exportar ao mesmo tempo. Assim você não precisa de outros plugins, nem editar planilha ou coisas do tipo para importar e exportar seus usuários.

Na seção de reviews do plugin, é possível notar que o sistema de envio de e-mails está bugado, segundo alguns usuários. Dizem que mesmo não marcando a opção de envio de email, ao fazer a importação o plugin notifica todos os usuários importados. Não verifiquei este problema ao fazer a importação.

No mais, ele oferece a possibilidade de marcar a dita caixa de notificar os usuários via email, que realmente funciona. O único problema é que a mensagem enviada é totalmente em inglês e não encontrei possibilidade para alterar isto. Como no meu caso preciso efetuar a importação de quase 2 mil usuários, fica difícil imaginar que todos eles entenderão a mensagem em inglês. Como o fórum de suporte não funciona há praticamente 1 ano, nem me dei ao luxo de pedir uma solução.

Finalmente, quando importamos um usuário no novo site, a senha não vem e o usuário terá que criar uma nova, ou via email como mencionado anteriormente ou via reset de sua conta no wordpress.

Uso

  1. Instale o plugin em ambos os sites, tanto o que deseja exportar quanto o site que deseja importar.
  2. No site de exportação, após instalar e ativar o plugin, ative-o e siga para a seções usuários para encontrar a interface administrativa.
  3. Faça a exportação para um arquivo CSV em seu computador.
  4. No site de importação, após instalar e ativar o plugin, ative-o e acesse a interface de importação.

Export Users to CSV

Nota 8/10

Download: https://wordpress.org/plugins/export-users-to-csv/

Este plugin faz a função de exportar seus usuários do site principal, porém não completará a funcionalidade de importação no site destino. Portanto ele faz só uma parte da migração.

A migração em duas etapas pode ser mais complicada, pois precisaremos de outro plugin além deste para finalizar a migração (um plugin para importar posteriormente), entretanto é uma forma mais robusta e no caso de grandes quantidades de usuários (mais de mil usuários), esta técnica costuma ser mais confiável.

A função de exportação é bem simples neste plugin. Existem duas opções básicas: filtro por papel do usuário e por data. Depois de exportado um arquivo CSV será criado e salvo em seu computador. A partir daí é só usar o arquivo para uma posterior importação ou backup.

O arquivo final pode ser um pouco complicado de manusear, mas ele possui uma grande quantidade de informações de cada usuário, tornando-o ideal no caso de criação de planilhas para trabalho, mas também migrações.

Uso

  1. Instale o plugin e acesse a interface administrativa em Usuários -> Export to CSV
  2. Selecione uma das opções (papel e data) caso queira filtrar seus usuários, ou deixe em branco para exportar tudo de todos os períodos.
  3. Edite o arquivo final que virá em CSV.

Import Users From CSV with meta

Nota 8/10

Download: https://br.wordpress.org/plugins/import-users-from-csv-with-meta/

Plugin recomendado para importações manuais onde você tem controle total da planilha (arquivo precisa ser CSV). Muito útil se utilizado com o Export Users to CSV.

Antes de iniciar a importação com este plugin, é necessário fazer modificações na tabela para que as duas primeiras colunas corresponda ao username (usuário) e ao email dos usuários. Essa edição pode ser complicada para iniciantes, pois um arquivo típico em CSV não permite a edição pelo excel.

Logo para modificar o arquivo CSV será preciso copiá-lo para o bloco de notas e salvá-lo no formato txt. Depois basta abrir o excel e dentro dele carregar o arquivo txt. Um passo a passo irá se abrir para lhe ajudar e recriar o arquivo CSV.

Depois de modificar seu arquivo, basta acessar a interface de importação dentro de ferramentas e selecionar os parâmetros que deseja.

Uso

  1. Prepare um arquivo CSV para importação. Essa planilha deverá ter as duas primeiras colunas definidas com username e email dos seus usuários.
  2. Depois de preparar o arquivo, basta instalar o plugin e acessar sua interface administrativa em Ferramentas -> Import users from CSV

WordPress Users & WooCommerce Customers Import Export(BASIC)

Nota 9/10

Download: https://wordpress.org/plugins/users-customers-import-export-for-wp-woocommerce/

Pra mim este plugin é o melhor até o presente momento. A importação fica restrita aos papéis dos usuários dentro do WooCommerce. Não é possível exportar todos os papéis ao mesmo tempo. Mas isso não foi problema pra mim, uma vez que os meus 1.900 usuários são todos consumidores. Porém pode ser problema para outros.

Além disso, claro, você precisa ter o WooCommerce instalado (caso da maioria dos sites de hoje). Mesmo que o desinstale depois, ele precisa das bibliotecas do WooCommerce para funcionar durante a importação dos usuários.

Novamente este plugin tem a vantagem de poder ser instalado tanto no site que irá exportar, quanto que irá importar, garantido assim a compatibilidade da tabela e evitando muitos erros de importação que presenciei em outros plugins.

Para ser sincero, este foi o único plugin que exportou e importou com sucesso os 1.900 usuários. Seu único ponto negativo seria a falta de possibilidade de enviar e-mails para as contas recém criadas.

Uso

  1. Baixe e instale o plugin no site que possui sua base de usuários.
  2. Acesse a interface de administração do plugin em  Usuários -> User Import Export
  3. Selecione as colunas que deseja exportar e também os papéis desses usuários (baseados na loja virtual).
  4. Salve o arquivo CSV. Não será necessário editá-lo.
  5. Baixe e instale o plugin no site que irá importar os usuários.
  6. Acesse a interface de administração.
  7. Importe o arquivo CSV.
  8. Durante a importação, ele mostrará cada registro sendo importado em tempo real, o que lhe ajudará a acompanhar o processo e ver se nenhum usuário deu erro ou ficou pra trás.

Importar e Exportar Usuários no WordPress: um desafio

Não é uma tarefa simples importar e exportar uma base média de usuários (na casa dos milhares) no WordPress. Embora tenhamos muitos plugins, cada um deles tem suas peculiaridades e alguns até falham no processo. Futuramente experimentarei novos plugins, porém acredito que para exportações mais básicas, que não exigem muitos recursos (como envio de email, recadastro e senha), o WordPress Users & WooCommerce Customers Import Export(BASIC) é o melhor.

Marco Floriano
administrator
Cientista da Computação, é desenvolvedor na Setor9 e fundador da Cursos7, escola de cursos online para quem deseja aprender a criar sites.

Comentários

  • Ponte Neto
    16 de maio de 2018

    Estou com um problema. Tenho vários temas, entretanto quando faço a instalação aparece essa mensagem: Warning: POST Content-Length of 10357372 bytes exceeds the limit of 8388608 bytes in Unknown on line 0
    Este link expirou. Podes me ajudar?
    Outra questão. O preço que aparece no site é por mês. Quantos cursos são possíveis fazer em um mês?
    Atenciosamente
    Oséas

  • Marco Floriano
    17 de maio de 2018

    Olá Oseas, parece um problema típico de limite de upload (memónia do PHP) de sua hospedagem. De uma olhada neste post por favor: https://cursos7.com.br/aumentando-limite-de-upload-no-wordpress/

    Estamos planejando baixar o preço da assinatura, mas dá pra fazer um curso por mês tranquilamente. Lançaremos ainda um plano anual com desconto, para os que pretendem fazer muitos cursos por muitos meses.

    Grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *