Como Criar Formulários no WordPress com Contact Form 7

Você não conseguirá criar formulários no WordPress nativamente (apenas com a instalação). Para tanto, precisará instalar um plugin (extensão). Para nossa felicidade, existem muitos plugins de formulários para WordPress.

Neste vídeo iremos configurar uma página de contato utilizando o mais popular, Contact Form 7.

Por que criar formulários no WordPress

O WordPress é um CMS incrível, porém sua instalação inicial é focada em Blogs. Aliás, para desenvolvermos sites mais avançados, precisamos instalar extensões, conhecidas como plugins.

Logo, formulários são a principal forma de interação de um site com seus usuários. Através deles podemos coletar dados e enviar para um e-mail ou armazenar no banco de dados.

Além disso, formulários são muito comuns em páginas de contato, onde a pessoa insere seus dados pessoais e deixa uma mensagem.

Utilizando Contact Form 7

O plugin mais popular para criação de formulários no WordPress é o Contact Form 7. Está presente em mais de 5 milhões de site, possui um bom feedback dos usuários pois acima de tudo é muito simples de utilizar.

Aliás, o Contact Form 7 conta ainda com opções avançadas de integração e extensões que permitem adicionar funcionalidades aos formulários criados.

Após instalar e ativar o plugin, você deverá criar um formulário ou editar o formulário existente. Insira os campos desejados, formatando-os segundo sua necessidade com textos.

Depois de criar o formulário, certifique-se de especificar o e-mail em que receberá as mensagens enviadas pelo formulário.

Logo depois, copie e cole a shortcode do formulário em uma de suas páginas, posts ou widgets.

Ademais, no Curso Grátis de WordPress, ensino a fundo como utilizar este plugin em um site real para uma empresa fictícia.

Problemas Comuns

Formulários nem sempre funcionam como esperado. Isso acontece pois eles dependem das configurações do servidor para enviar e receber as mensagens.

Inicialmente seu formulário utilizará a função mail do PHP. Se ela estiver desabilitada na hospedagem, as mensagens não poderão ser enviadas.

Entretanto estes e outros problemas de envio podem ser resolvidos facilmente por sua hospedagem. Para tanto, basta solicitar a liberação desta funcionalidade.

Outro problema comum pode ser em relação a personalização da aparência do formulário. Se não tiver conhecimentos de HTML e CSS, talvez precise de um plugin que ofereça a opção de construção visual dos campos do formulário.

Marco Floriano
administrator
Cientista da Computação, é desenvolvedor na Setor9 e fundador da Cursos7, escola de cursos online para quem deseja aprender a criar sites.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *