Primeira Hospedagem: como escolher a sua

Escolher a primeira hospedagem WordPress pode ser uma tarefa desafiante para quem nunca fez isso antes. Por existirem várias opções, é comum a insegurança e a confusão.

A pergunta mais comum que ouço é: “Marco, qual hospedagem você recomenda?”. Gravei uma aula específica sobre isso no Curso de WordPress 2019. Porém neste post, partilharei minha experiencia sobre o assunto mais a fundo.

Cuidado com indicações

Indicações podem ter segundas intenções

A primeira experiência que te ofereço é esta: muita atenção com indicações de terceiros, por mais confiáveis que eles pareçam. Existe uma indústria por trás das empresas de hospedagem que movimenta bilhões de dólares com indicações.

Como na prática as hospedagens tradicionais são semelhantes em marketing, opções, qualidade e suporte, é normal disputarem a indicação de agentes do mercado, como blogs e especialistas.

Porém como profissional te digo: não tire suas conclusões com base nestas indicações. Busque formar o seu próprio know how e desenvolver sua própria experiência neste importante assunto.

Escute e acolha a opinião alheia, mas tenha em conta que uma indicação é apenas uma opinião (e as vezes paga!), e não necessariamente a sua escolha final.

Considere Inicialmente Uma Hospedagem Conhecida

Existem muitas hospedagens boas desconhecidas, iniciantes e que as vezes são mais baratas que as tradicionais. Além disso, hospedagens desconhecidas podem oferecer pacotes muito mais interessantes que as tradicionais.

Porém, o contrário também pode acontecer. Uma hospedagem nova, de pouco renome, de repente deixa todos os clientes na mão e desaparece com seus dados.

Por isso, para iniciantes que estão adquirindo a primeira hospedagem, vale a pena escolher uma empresa de renome, que tenha tradição e muitos anos no mercado.

Recebo ofertas de novos serviços de hospedagem, cloud, VPS, etc. Avalio sempre com calma e reconheço que muitos são atrativos.

Entretanto, quando estamos iniciando, esse discernimento não vem fácil. Por isso, no início, uma hospedagem tradicional pode ser preferível a uma desconhecida.

Linux com cPanel

Existem serviços que oferecerem painéis personalizados ou pouco populares para seus clientes administrarem a hospedagem.

Todavia, esse tipo de iniciativa pode dificultar muito a vida do iniciante. Por isso, busque um serviço que tenha cPanel, pois existem décadas de tutoriais na internet sobre ele.

Outro aspecto fundamental a se considerar é a stack LAMP (Linux, Apache, MySQL e PHP), que é gratuito e open source. Recentemente estamos vendo uma forte investida da Microsoft no Brasil para que empresas de TI adotem sua plataforma, que é paga e fechada.

Optar pelo LAMP lhe trará um serviço mais confiável no longo prazo, uma vez que sua stack não dependerá dos rumos (e dos negócios) de uma empresa privada.

Pagamento Mensal

Para escolher bem sua primeira hospedagem, vale a pena fazer um test drive. Algumas empresas oferecem a possibilidade de compra de um mês de hospedagem.

Embora os planos mais comuns sejam os anuais e trimestrais, é possível encontrar empresas que oferecem planos mensais.

A ideia é que no plano mensal, você experimente com calma e de forma realista os seguintes aspectos da hospedagem:

  • Painel de controle e facilidade de operar a hospedagem
  • Instalação do seu CMS ou Framework favorito (WordPress, Joomla, etc).
  • Upload de arquivos
  • Criação do banco de dados
  • Instalação do SSL gratuito
  • Limites do servidor (php.ini)
  • Suporte técnico

Além disso, no plano mensal você não precisará dispersar um grande valor inicial, correrá menos risco financeiro e poderá cancelar a qualquer momento o serviço. Lembre-se apenas de manter seus próprios backups fora da hospedagem.

A primeira hospedagem provavelmente não será a última

A escolha da primeira hospedagem deve ser estratégica e não emocional

Não se preocupe tanto em acertar na primeira escolha, pois provavelmente você irá precisar contratar outros serviços posteriormente.

É normal trocarmos de hospedagem com o passar do tempo por questões financeiras, técnicas ou situacionais. O importante é estar pronto para a troca.

Não crie laços emocionais com empresas de hospedagem, achando que sempre há uma melhor ou superior a outras.

Uma coisa que muitos iniciantes ignoram é que depois de alguns anos, sua situação financeira pode mudar (para pior ou melhor) e aquela hospedagem inicial não atenderá mais suas necessidades.

Por isso, tenha em mente que uma hospedagem é um serviço sempre temporário e assim sendo é fundamental estar sempre pronto para mudar.

Marco Floriano
administrator
Cientista da Computação, é desenvolvedor na Setor9 e fundador da Cursos7, escola de cursos online para quem deseja aprender a criar sites.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *