Como Registrar Um Domínio Para Seu Site

Para ter um site e um e-mail, é necessário antes de tudo registrar um domínio para seu site. O domínio pode ser entendido como um endereço na internet. Através dele, os computadores e servidores identificarão você e suas propriedades virtuais.

Empresas de Hospedagem

Para registrar um domínio para seu site, primeiramente você precisará escolher uma empresa de hospedagem.

Existem hoje no mercado muitas empresas que vendem o registro de domínio. Porém, elas apenas vendem uma licença temporária de uso do mesmo. Ninguém pode comprar um domínio definitivamente. Esse processo de aluguel geralmente pode levar um ou mais anos, mas deverá sempre ser renovado.

Geralmente essas empresas oferecem outros serviços necessários para seu domínio, como hospedagem de site e e-mail, serviços de segurança e pacotes com serviços adicionais.

Apesar de tudo, recomendo que você não compre o domínio junto da hospedagem. O ideal é fazer buscas e compras independentes, pois geralmente os combos oferecidos não são vantajosos para o usuário. A compra da hospedagem deve ser muito bem pensada.

Tipos de Domínio

Domínios podem ter vários tipos de extensão, sendo as mais comuns para nós brasileiros a .com.br e a .com. Entretanto, existem muitas outras opções interessantes, especialmente se você possui um site de nicho, como um blog (.blog.br), uma indústria (.ind.br) ou um wiki (.wiki.br).

O Registro BR não oferece registros de domínios internacionais, como .com e .net. Para esses vocês precisará utilizar uma empresa de hospedagem.

Outra questão a ser considerada é o tamanho do nome do domínio. Quanto menor e mais simples melhor. Idealmente, o domínio deve refletir o nome do projeto/empresa/organização. Mas nem sempre este é um processo simples, pois muitos já estão registrados. Evite usar números.

Passos para registrar um domínio para seu site

  • Certifique-se de escolher 4 ou 5 variações para o nome desejado, pois é alta a concorrência
  • Escolha nomes pequenos, mas se precisar de um domínio grande, prefira frases que façam sentido
  • Faça uma pesquisa no Registro.br para saber se seu domínio .com.br está disponível
  • Ou se preferir, escolha uma empresa de hospedagem confiável
  • Ao registrar, preste atenção ao CPF ou CNPJ que irá atrelar este domínio
  • Lembre-se que seu pagamento será recorrente, ou seja, terá que renovar anualmente
  • Após efetuar o pagamento, o domínio poderá levar alguns dias para ficar disponíve.
Marco Floriano
administrator
Cientista da Computação, é desenvolvedor na Setor9 e fundador da Cursos7, escola de cursos online para quem deseja aprender a criar sites.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *