Criando Site WordPress em Vários Idiomas Com Polylang

Desenvolver um site WordPress em vários idiomas pode parecer algo complicado (e caro) a princípio. Mas com o plugin Polylang, o processo se torna mais simples (e gratuito!).

Ativado em mais de meio milhão de sites, o Polylang é um plugin multi idiomas que permite a criação de traduções para vários idiomas diferentes.

O Polylang funciona criando uma página ou post alternativo (em outro idioma). Por exemplo, se você tem um post Olá Mundo! no idioma padrão português do Brasil, ao configurar um segundo idioma, como inglês, ele habilitará um atalho para traduzir o post Olá Mundo! para o inglês.

Ao iniciar a tradução, ele copiará exatamente todas as configurações do post/página Olá Mundo!, porém deixará o conteúdo vazio para que você possa inserir o texto em inglês.

Depois quando salvar a tradução, uma nova página/post será criada no WordPress, com um título e uma URL novas para aquele idioma.

Instalando e Configurando Polylang

Após adicionar o plugin ao seu WordPress, siga para Languages -> Languages para adicionar os idiomas de seu site.

Tela 1 – Configurando idiomas no Polylang

O primeiro idioma a ser adicionado é o idioma padrão do site (provavelmente PT_BR no seu caso). Depois vamos adicionando os outros idiomas.

Para adicionar um idioma, preencha o campo Choose a Language com o idioma desejado. Preste atenção à sigla do idioma (ex: PT) e na sigla do país (BR). Os campos restantes serão preenchidos automaticamente.

Ao final você deverá definir o campo Order, com a ordem (a partir de 0) para cada idioma do site. Como o idioma padrão é o português do Brasil, deixaremos ele como zero. O próximo idioma (inglês) ficará com o número 1 e assim por diante.

Tela 2 – Polylang configurado com 2 idiomas, inglês e português como padrão

Repare que existe uma estrela na coluna entre Code e Order. Esta estrelinha é responsável por apontar o idioma padrão do site. Os outros idiomas serão gerados a partir dele. Fique atento.

Traduzindo as Categorias

A seguir precisamos traduzir as categorias para o novo idioma adicionado. Esse processo não é necessário caso você tenha apenas páginas em seu site.

Repare no topo da página, agora temos as duas bandeiras representando cada idioma do site. O ideal é que para cada categoria no idioma padrão pt_br, tenhamos uma nova categoria criada no(s) novo(s) idioma(s).

No exemplo, a categoria Diversos que abriga nosso post Olá Mundo! possui a opção de tradução para o inglês representada pelo símbolo positivo ( + ) enquanto a tradução padrão tem um visto ( v ).

Tela 3a – Importante traduzir as categorias antes de traudiz os posts

Para iniciar uma tradução, basta clicar no sinal de positivo e uma cópia do item traduzido (neste caso a categoria Diversos) será criado.

Nos campos ao lado, você deverá preencher o nome da categoria. Recomendo nomes traduzidos. Para Diversos podemos utilizar General em inglês, por exemplo.

Ao clicar em adicionar nova categoria, ela estará permanentemente atrelada à categoria Diversos. Quando um post desta categoria for traduzido, automaticamente a categoria atrelada será definida.

Tela 3b – Depois de traduzida a categoria, o sinal de visto ( V) passa a marcar a bandeiraque corresponde a tradução. O lápis leva a edição diretamente à categoria atrelada ao idioma.

Traduzindo Posts e Páginas

Após configurar seus idiomas no Polylang e configurar as categorias, podemos seguir com a tradução de nosso conteúdo. Na versão grátis do plugin, podemos traduzir todos os posts e páginas sem restrições.

Na tela de edição de posts e páginas, a primeira coisa a se notar é a presença das bandeiras correspondentes à traduções pré-configuradas anteriormente.

Tela 4 – Podemos traduzir o post onde a categoria foi configurada

Porém note que há algo curioso aqui. Apenas a postagem com a categoria configurada anteriormente ( Olá Mundo!) possui opção de tradução.

Para iniciar uma nova tradução para o post, basta clicar no símbolo de positivo no idioma desejado (inglês neste caso). Uma nova cópia será criada onde precisaremos apenas substituir o título e o texto da página.

Tela 5 – Ao adicionar uma nova tradução, você só precisa inserir os textos. Todo o resto é copiado automaticamente do post/página do idioma original, como a imagem destacada.

Repare que a categoria General foi puxada automaticamente pelo Polylang em nosso exemplo. Depois de inserir o texto em inglês, basta salvar para ter a tradução deste post disponível no site.

Note a URL gerada pelo Polylang para este post que foi traduzido. Além de se diferenciar pelo título traduzido Hello World!, a base EN foi adicionada.

Tela 6 – Após a publicação da página/post traduzida, a sigla do idioma EN é adicionado à base da URL

Seletor de Idiomas

O Polylang oferece um widget para seleção de idioma na parte pública do site (frontend). É através dele que um usuário poderá definir em qual idioma ele deseja ver o post/página.

Acesse Aparência ->Widgets e configure o widget Language switcher para rodapé 2. Você pode colocar em qualquer lugar de seu site que suporte widgets.

Tela 7 – O Polylang oferece um widget para seleção de idiomas
Tela 8 – O seletor de idiomas no rodapé fica meio escondido, melhor quando posicionado no menu principal

Além do widget, o Polylang oferece o seletor de idiomas no contexto de menus. Para isso acesse Aparência -> Menus e na parte superior direita ative em Opções de Tela o Language Switcher.

Tela 9 – O seletor de idiomas no menu oferece diversas opções de configuração

Configure em uma posição interessante que seu tema possa oferecer, como por exemplo no menu principal na parte superior direita para que fique bem visível e de fácil acesso.

Lembrando que a aparência do seletor de idioma depende muito do tema. Cada tema estiliza e exibe de uma forma.

Tela 10 – A aparência dos seletor de idiomas no menu principal depende de cada tema

Traduzindo Strings do Tema

É possível ainda traduzir strings (frases) do tema que não fazem parte dos posts, páginas e widgets. Para isso, acesse Languages -> String Translations.

Cada string será apresentada com o campo correspondente ao seu respectivo idioma. Essa opção exigirá muito ou pouco trabalho, dependendo da complexidade do tema.

Tela 11 – Você pode traduzir string (frases) específicas de seu tema

Traduzindo Site WordPress em Vários Idiomas

O Polylang é um plugin completo e muito profissional. Bem desenvolvido, oferece opções de tradução para quase todo tipo de conteúdo no WordPress, mesmo em sua versão gratuita.

Agora traduzir um site wordpress em vários idiomas verdadeiramente é rápido e gratuito.

Marco Floriano
administrator
Cientista da Computação, é desenvolvedor na Setor9 e fundador da Cursos7, escola de cursos online para quem deseja aprender a criar sites.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *