Como Criar Um Blog – Guia Completo Para Iniciantes

criar-um-blog

Criar um Blog não é uma tarefa simples, especialmente para quem nunca tentou antes. Um blog nada mais é que um site ou página sobre um determinado assunto, atualizado frequentemente por seus criadores. Blogs geralmente são mantidos por indivíduos ou pequenos grupos de pessoas.

Tendo ensinado e desenvolvido sites, blogs e portais nos últimos dez anos, vejo as diversas dificuldades que as pessoas encontram ao tentar pela primeira vez.

Pensando em iniciantes que buscam dominar todo o processo de como criar um blog, desenvolvi este post completo. Nele, irei abordar os passos envolvidos na criaçao e manutenção de um blog profissional.

Passo 1 – O Que Você Precisa Para Criar Um Blog

Para criar seu blog, você irá precisar dos seguintes recursos:

  • Uma idéia de nome para registrar um domínio, por exemplo, marcofloriano.com.br
  • Um serviço de hospedagem para hospedar seu blog.
  • Cerca de 30 minutos a 1 hora de seu tempo
  • WordPress

Basicamente é isto. De posse destes recursos e dos conhecimentos que irei lhe fornecer, você será capaz de ter um blog ativo e disponível para todo mundo nas próximas horas.

Passo 2 – Hospedando Seu Blog

Iniciantes e amadores costumam cometer um grave erro ao escolher a plataforma errada para criar um blog. Por falta de experiência e conhecimento, escolhem plataformas gratuitas (como Wix e WordPress.com).

O problema dessas plataformas gratuitas é que elas possuem severas restrições de monetização. Blogs profissionais só podem sobreviver com um sistema seguro e eficiente de monetização. Por isso considero esse erro tão grave.

Muitos pensam: “posso começar em uma plataforma gratuita e depois mudo”. Porém essa migração poderá custar muito mais tempo, dinheiro e perda de tráfego do que você imagina.

Assim, quando seus blogs alcançam um certo sucesso e desejam monetizá-lo, são obrigados a assinar planos dentro dessas plataformas, e acabam ficando reféns de preços altos e outras regras e limitações constantes.

Ao optar por criar seu blog com a platafroma livre e gratuita WordPress.org, você verá que praticamente não existem limitações. No início você terá mais trabalho, porém no longo prazo terá um blog mais rentável e confiável, ou seja, profissional.

Você já deve ter ouvido falar que o WordPress é grátis. Mas se é assim, por que então é preciso contratar um domínio e uma hospedagem? Isso acontece pois o WordPress é o código fonte do seu site, ou seja seu software. Este código além de gratuito é livre, podendo ser modificado por você ou terceiros com conhecimentos em programação.

Porém, embora o código seja grátis e livre, você terá que amazená-lo em um servidor seguro e com uma conexão boa e disponível 24 horas para acesso de seus usuários. Este servidor por sua vez, precisará possuir um endereço único na internet (IP) traduzido para um nome de fácil entendimento e memorização, o domínio.

Neste post ensino tudo sobre hospedagem de sites e blog. Vale a pena acompahar pelas dicas e experiências que nunca passei em nenhum outro lugar.

Você pode verificar a disponibilidade de seu domínio em Registro.br. Depois de encontrar o que atende melhor sua idéia, você pode registrá-lo em sistes nacionais como Locaweb e UolHost. O preço fica em torno de 40 a 50 reais por ano. Lembre-se de registrar sempre que possível o .com.br.

Quanto a hospedagem, pela minha experiência, iniciantes possuem grande dificuldade em escolher um bom serviço de hospedagem, pois tentam apelar para o menor preço possível. Posteriormente acabam tendo dificuldades em expandir seus blogs ou em aceitar mais tráfego do que esperado quando encontram o sucesso.

No Brasil temos hospedagens por 15 reais mensais, porém a qualidade dificilmente atenderá os requisitos de um blog profissional com alto tráfego. Por isso há mais de uma década uso e recomendo o serviço de hospedagem da Siteground, que você poderá adquirir com desconto neste link. Embora custe 12 dolares por mes, algo tem torno de 48 reais, sai por 16 reais mensais (no plano anual) no primero ano por ser meu afiliado. Além disso, estarei sempre a sua disposição para lhe auxiliar com meus conhecimentos nesta hospedagem.

Passo 3 – Instalando WordPress Em 5 Minutos

Depois de configurar sua hospedagem como mostrado no vídeo anterior, fica bem fácil instalar o WordPress nela, caso tenha escolhido a hospedagem que recomendei ou uma equivalente.

Outras, mais baratas ou antigas podem dificultar um pouco o processo, mas no geral, caso tenha dificuldades em encontrar os elementos mostrados a seguir, basta entrar em contato com o suporte de sua hospedagem que eles lhe indicarão um caminho alternativo.

Para instalar o WordPress em 5 minutos você precisará possui em sua hospedagem uma ferramenta de administração (painel) chamada cPanel. Com ele você consegue automatizar uma série de tarefas importantes, como a instalação do WordPress.

No vídeo mostro passo a passo como fazê-lo, basta seguir e repetir os procedimentos com calma em sua hospedagem.

Passo 4 – Selecionando um tema para seu blog

Sem dúvida a parte mais gostosa em criar seu blog (depois de escrever, é claro) é poder modificar e personalizar o seu visual.

No WordPress podemos fazer isso facilmente alterando a aparência com temas. Um tema nada mais é que um conjunto de elementos visuais (cores, fontes e layouts) que formam a aparência de seu blog.

No WordPress, a qualquer momento, você pode trocar de tema sem perder o conteúdo de seu site ou blog. Entretanto, cada tema possui sua própria forma de exibir conteúdo e quando alteramos o tema em um blog com muitas personalizações, podemos ter a aparência desconfigurada.

Por isso recomendo escolher primeiro o tema que irá usar em seu blog para depois lançar o conteúdo e finalmente personalizar.

Existem temas pagos e gratuitos. Os temas gratuitos são bons para blogs, especialmente aqueles que vem quando instalamos o WordPress. Porém temas pagos tendem a oferecer uma vasta gama de recursos, como plugins e widgets avançados, além suporte técnico e um visual mais exclusivo.

No vídeo te ensino a escolher um tema bacana grátis para seu blog. Nos cursos aqui do site ensino ainda como usar temas profissionais pagos. A escolha é sua.

Passo 5 – Criando Seu Primeiro Post

Depois de definir o tema para seu blog, é hora de começar a criar Posts. No WordPress, para criar uma nova postagem em seu blog, siga para Posts -> Adicionar novo. Depois basta inserir o título (a URL será gerada automaticamente), definir uma categoria, uma imagem destacada e o conteúdo.

Existem muitas diferenças entre posts e páginas no WordPress. Nos cursos e aqui no blog da Cursos7 você encontra muito material sobre isso. Para ir a fundo, recomendo o Curso Grátis de WordPress que gravo todo ano e disponibilizo aqui no site.

No vídeo mostro como você pode criar seu primeiro post sem demora e lançar seu conteúdo com segurança. Explico ainda conceitos importantes que todo blogueiro precisa conhecer no WordPress.

Marco Floriano
administrator
Cientista da Computação, é desenvolvedor na Setor9 e fundador da Cursos7, escola de cursos online para quem deseja aprender a criar sites.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *