Erro ao estabelecer uma conexão com o banco de dados

Nesta aula vamos aprender a resolver um problema muito corriqueiro no WordPress: “Erro ao estabelecer uma conexão com o banco de dados”. Infelizmente não existe uma única causa específica para este problema. Por isso, devemos investigar a fundo e aplicar um conjunto de técnicas variadas para resolver cada situação.

Verificando conexão com o banco de dados

Inicialmente devemos entender o que o erro está tentando nos dizer. Basicamente houve uma tentativa de conexão com o banco de dados, porém não houve sucesso. Sendo assim, devemos verificar essa conexão.

A conexão entre o banco de dados e o WordPress acontece no arquivo wp-config.php. Ao editar este arquivo, procure pelas seguintes variáveis:

  • DB_NAME – define o nome do banco de dados. Cada site WordPress tem seu próprio banco de dados e as vezes este nome pode estar preenchido incorretamente.
  • DB_USER – para que a aplicação WordPress tenha acesso ao banco de dados, ele precisa de suas próprias credenciais. Esse user se refere ao usuário que tem as permissões para acessar e manipular o banco de dados definido anteriormente.
  • DB_PASSWORD – aqui definimos a senha do usuário do banco de dados definido anteriormente.
  • DB_HOST – o endereço virtual do servidor onde está localizado o banco de dados. Quando o banco de dados está no mesmo servidor (computador físico, IP) que a aplicação, podemos utilizar a variável ‘localhost’. Porém, alguns provedores separam o servidor web do banco de dados, assim a variável localhost pode não funcionar. Você terá que descobrir o host abrindo o phpMyAdmin ou entrando em contato com a empresa de hospedagem.

A maior parte das mensagens de erro ao estabelecer uma conexão com o banco de dados referem-se a algum erro no preenchimento do arquivo wp-config.php e de informações que não batem com a hospedagem. Por isso é importante checar com seu serviço de hospedagem as informações corretas para este arquivo.

Marco Floriano
administrator
Cientista da Computação, é desenvolvedor na Setor9 e fundador da Cursos7, escola de cursos online para quem deseja aprender a criar sites.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *