A palavra fotografia vem do grego, na qual seu significado, que é, “desenhar com luz” ou “representação por meio de linhas”, “desenhar”. Para começar a fotografar é necessário entender algumas coisas básicas da fotografia, conhecer sua câmera e ter uma visão diferenciada. Isso fará com que suas fotos fiquem melhores e que você obtenha um sucesso. Para fotografar bem não é necessário ter uma câmera, uma boa fotografia pode ser tirada até mesmo de um celular, basta saber o que está fazendo.
Com uma câmera de celular você não terá o mesmo nível de qualidade que uma DSLR possa oferecer. Mas não adianta ter uma câmera boa de alta qualidade e não saber o que sua máquina fotográfica pode oferecer. Quem faz a foto boa não é a câmera, e sim o fotografo. Algumas dicas:
ISO (sensibilidade)
O ISO é a sensibilidade do sensor da luz. Quanto maior o ISO, maior a sensibilidade, maior a quantidade de luz. Quanto mais sensível, mais ruído.
Velocidade (obturador)
O obturador é tipo uma cortina dentro câmera, que abre e fecha para a luz chegar ao sensor. Quanto mais tempo aberto, mais luz entrará, e mais clara será a foto. Por outro lado, quanto menos tempo, menos luz. O tempo que o obturador fica aberto é medido através de frações de segundo, segundos, minutos e até horas.
Diafragma, abertura
O diafragma na fotografia é o diâmetro de abertura das lentes. É um dos fatores que define a quantidade de luz que entrará na câmera, até o sensor. Quanto maior for a abertura, mais luminosa é a objetiva (mais apta para locais com pouca luz).
Histograma
É um gráfico que mede a luminosidade da foto. Ajudando a ter uma exposição melhor na imagem. Como os visores das câmeras mostram uma imagem compactada de baixa qualidade, e muitas vezes isso não é real, podemos achar que a foto está ótima, mas pode haver falta ou excesso de luz. Podemos corrigir esses erros, verificando o tipo de luz e medindo os tons de cinza.
Composição
Uma das principais dicas de composição fotográfica é a Rega dos Terços, que uma imagem em duas linhas horizontais e duas linhas verticais. Onde os 4 pontos de interseção dessas 4 linhas são pontos onde nossos olhos têm maior atenção. Em retratos, a dica é posicionar um desses cantos em um dos olhos ou no sorriso da pessoa.
1 Comentário. Deixe novo
Muito boa as dicas, parabéns CURSOS 7.