Inserindo Código PHP no WordPress

Neste tutorial estaremos inserindo código PHP no WordPress utilizando o plugin Insert PHP Code Snippet, disponível gratuitamente no WordPress.org.

A situação é a seguinte: você tem um site desenvolvido em WordPress e precisa embutir um código PHP próprio. Porém, para isso, não quer ou não sabe como criar um plugin ou um Child Theme.

Editar diretamente o código fonte do WordPress ou de seus temas ou plugins, levaria a uma perda do código personalizado na próxima atualização.

Assim nos sobra uma última alternativa: o uso de um plugin.

Inserindo Código PHP no WordPress

Inserindo Código PHP no WordPress

Vamos começar instalando o plugin Insert PHP Code Snippet. A idéia deste plugin é criar shortcodes a partir de trechos de código PHP. Assim, os pedaços de código podem ser incorporados em qualquer lugar que aceitar um shortcode, como posts, páginas e widgets.

Para instalar o plugin siga para o painel de controle do WordPress, clique em Plugins -> Adicionar Novo. Em seguida insira a palavra chave “Insert PHP Code Snippet”, selecione e ative a opção correspondente.

Instalando Insert PHP Code Snippet
Instalando Insert PHP Code Snippet

Depois de instalar e ativar o plugin, um ícone será criado no menu lateral vertical, com a inscrição XYZ PHP Code. Passe o mouse neste ícone e em seguida clique na primeira opção, PHPCode Snippets.

Tela inical do PHPCode Snippets
Tela inical do PHPCode Snippets

A seguir, vamos clicar no botão azul na parte superior da tela, “Add New PHP Code Snippet” para criar um novo código PHP e atrelá-lo a um shortcode específico, que poderá ser utilizado em qualquer lugar do site.

No campo Tracking Name, insira o nome do seu snippet no formato nome-do-snippet, sem espaços, apenas letras e números.

Logo abaixo, em PHP code, fique a vontade para inserir todo o código PHP do mundo que precisar. Não precisa inserir as tagas de abertura e fechamento do PHP.

Inserindo código PHP no Insert PHP Code Snippet

Após a criação de seu snippet, clique em Create para salvar, sair e visualizar seu shortcode na tela a seguir.

Gerenciando seus Snippets no PHP Code Snippet
Gerenciando seus Snippets no PHP Code Snippet

Na tela de gerenciamento de snippets, o plugin exibe quatro colunas ao usuário: Tracking Name, Snippet Short Code, Status e Action.

O tracking name é uma referência para você saber qual snippet está utilizando. A coluna a seguir, a do short code, é a mais importante. Copie este short code, clicando em cima, (selecionando que está entre colchetes e os próprios colchetes) copie. Vamos utilizar a seguir.

A coluna Status e Action te ajudam a habilitar e desabilitar seus snippets, para que parem de funcionar no site com um simples comando além da possibilidade de exclusão e edição, caso necessário.

Depois de copiar o shortcode, abra um post, página ou widget qualquer para utilizá-lo.

Dentro do post escolhido, cole o shortcode e o próprio WordPress chamará o código PHP (snippet) correspondente, na posição em que você inseriu o shortcode.

Para uma maior usabilidade do shortcode, recomendo habilitar a visualização de código em seu editor, assim o shortcode é colado em sua integridade.

Inserindo shortcode do snippet no Gutenberg com Editor de Código Ativado
Inserindo shortcode do snippet no Gutenberg com Editor de Código Ativado

Pronto, agora você sabe como inserir código PHP com segurança em seu site WordPress. Apenas algumas observações finais importantes:

  • Código PHP mau escrito ou com erro, pode levar a erros graves em seu WordPress, causando instabilidade e até tirando o site do ar. Basta esquecer um ponto e vírgula para que o site inteiro fique inacessível para seus usuários.
  • Nunca acrescente um código PHP em seu site que você não compreende.
  • Certifique-se de testar o código antes em um ambiente seguro.
Marco Floriano
administrator
Cientista da Computação, é desenvolvedor na Setor9 e fundador da Cursos7, escola de cursos online para quem deseja aprender a criar sites.

Comentários

  • WELLINGTON ANTONIO SOARES
    11 de outubro de 2021

    Sua postagem me ajudou a aprender como inserir código PHP. Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *