Lançamento Curso de XAMPP

O Curso de XAMPP é um curso completo que irá ajudar leigos e iniciantes a transformarem um computador em um ambiente completo de desenvolvimento de sites.

Totalmente gratuito, XAMPP significa Apache, MySQL, PHP e Perl, sendo que o X inicial indica cross plataform (ou multiplataforma). Pela minha experiência, apesar das inúmeras alternativas como LAMP, WAMP e MAMP, o XAMPP é o mais completo para iniciantes.

Servidor Apache

O Apache é o servidor web que compõe a stack (pilha) de softwares do XAMPP. Ele é o grande responsável por receber e processar as requisições de páginas de um site feitas pelo navegador do usuário. O Apache é um software gratuito que roda praticamente em qualquer computador, Windows, Linux ou MAC.

Uma vez instalado e configurado, ele é capaz de transformar um simples computador em um servidor capaz de hospedar sites e aplicações.

MySQL e MariaDB

O banco de dados por trás do XAMPP é o famoso e popular MySQL. Em sua versão alternativa, denominada MariaDB, é utilizado para armazenamento dos dados das aplicações desenvolvidas em PHP.

O banco de dados não é um requisito obrigatório em todos os projetos, porém CMSs como Joomla e WordPress o utilizam extensivamente, tornando-o uma opção obrigatória para quem deseja aprender estas ferramentas.

PHP

Considerada a linguagem de programação mais popular no universo de criação de sites, está contida no XAMPP e é sua principal alternativa.

Após ser devidamente instalando e configurado, possibilita o desenvolvimento de páginas web dinâmicas e aplicações complexas, como WordPress.

O Curso Grátis de XAMPP

Desenvolvido para alunos da Cursos7 que estão estudando os cursos pagos da escola, resolvi disponibilizar gratuitamente este curso como uma opção para iniciantes que ainda não sabem como configurar um servidor web.

É um curso rápido, porém de grande valia pois o aluno aprenderá a configurar os principais softwares utilizados em uma hospedagem em seu computador (Apache, MySQL e PHP). Com isso terá um entendimento mais profundo de sua hospedagem, que nada mais é que um computador alugado.

O curso mostra ainda como efetuar backups e restaurações do XAMPP. Muitos alunos perdem seus projetos simplesmente por não entenderem como a ferramenta funciona. Após copiarem as pastas e formatarem a máquina, não conseguem efetuar a restauração.

Comece agora mesmo este curso.

Marco Floriano
administrator
Cientista da Computação, é desenvolvedor na Setor9 e fundador da Cursos7, escola de cursos online para quem deseja aprender a criar sites.

Comentários

  • ALEXANDRE R. OLIVEIRA
    31 de outubro de 2018

    Você teria um curso de XAMPP transformando ele em um servidor online, respondendo os DNSs e tudo mais? Gostaria de colocar como teste um servidor online que possa acessar domínios válidos na internet com os registrados .com.br ou .com de forma que digitando o endereço correto do domínio fosse direcionado para a minha máquina local onde estivesse o XAMPP a gerenciar tudo.
    Outro detalhe, usando as soluções de DDNS como no-ip, dds da Vinco, entre outros.

    Atenciosamente,
    Alexandre R. Oliveira

    • Marco Floriano
      31 de outubro de 2018

      Olá Alexandre, ainda não tenho nada parecido. Até o presente momento não tinha pensado que alguém iria querer colocar o XAMPP online, visto o trabalhão que dá vs a facilidade de contratar uma hospedagem. Obrigado pelo seu feedback, se mais pessoas se interessarem vou criar mais capítulos para este curso. Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *