Quer saber o que é ROI na área de Marketing? ROI é a sigla em inglês para Return on Investiment, que em português significa Retorno Sobre Investimento.
ROI é a relação entre o dinheiro ganho ou perdido através de um investimento, e a quantia de dinheiro investido. É um termo muito usado em publicidade online. Tome sempre decisões mais informadas sobre o seu orçamento e valores de lances. Saiba que anúncios e palavras chaves influenciam no seu lucro.
Como calcular o ROI?
O cálculo é feito da seguinte forma: subtrai-se o ganho obtido a partir do investimento pelo investimento inicial e, em seguida, divide-se esse resultado pelo investimento inicial. A fórmula fica da seguinte maneira:
Uma empresa investiu R$100 em uma campanha publicitária para promover um novo serviço. A empresa recebeu 150 chamadas telefônicas da campanha e 50 dessas pessoas que ligaram compraram o novo serviço. O volume de novos negócios gerou R$500 para a empresa.
Exemplo de Calculo de ROI:
- A primeira informação que devemos ter para calcular o ROI é o retorno do investimento. Neste exemplo, é de R$500.
- Depois qual foi o investimento inicial. Neste caso, a empresa investiu R$100 na campanha de marketing.
- Agora é o momento de estabelecer a equação. ROI = (R$500 – R$100) dividido por R$100, multiplicado por 100.
- Neste caso, a resposta é 400, o que significa que a empresa teve um retorno de 400% do seu investimento.
Dicas de como acompanhar o ROI
- Monitoramento Off-line – Faça o acompanhamento de seus contatos ou das suas vendas off-line.
- Acompanhar as alterações e novos pagamentos – Acompanhe as principais alterações que faz na conta e os pagamentos realizados.
- Cálculo do custo de aquisição (por mês) – Cálculo do custo de aquisição. Custos totais/números de aquisições.
- Otimizar seu site pensando na conversão – Analise seu site como um usuário. Como é o caminho que precisa ser realizado até a conversão?
- Acompanhamento de conversões – Configure o acompanhamento de conversões de seu site. Você consegue acompanhar quantas pessoas clicaram no seu anuncio e poder finalizar uma conversão.