Migrando Seu Site do WordPress.com Para WordPress.org

Finalmente você chegou à conclusão que está na hora de mudar seu blog ou site do WordPress.com para sua hospedagem.  Migrando Seu Site do WordPress.com Para WordPress.org te dará mais opções e controle. E outras palavras: liberdade. Aprenda neste tutorial como fazer uma migração segura do WordPress.com para o WordPress.org.

Neste post irei lhe mostrar, com um exemplo real, como fazer essa migração. Você aprenderá como transferir todo o conteúdo de forma segura, incluindo imagens.

Aprenderá também como manter todos os rankings conquistados nos mecanismos de busca e como redirecionar seus usuários atuais para a nova hospedagem.

Antes de Começar

Antes de migrar seu blog ou site do WordPress.com, você precisará de um bom serviço de hospedagem.

Precisará também de um domínio e acesso ao seu painel no WordPress.com.

Hospedagem

Diferente do WordPress.com, o WordPress.org não oferece um servidor e um domínio. Apenas o software WordPress, que você irá instalar e configurar em sua hospedagem.

Pessoalmente recomendo a Siteground como hospedagem. Utilizo há mais de 10 anos e poderei lhe auxiliar com minha experiência. Caso opte por ela, utilize meu link de afiliado para ganhar um grande desconto.

Domínio

Você pode comprar o seu .com.br em qualquer site brasileiro (como registro.br). Depois lhe mostrarei como configurá-lo para funcionar em sua nova hospedagem.

Caso opte por um .com não precisará adquirir no primeiro ano. Ele virá incluso na hospedagem que sugeri acima.

Acesso ao WordPress.com

Para fazer a migração, você deverá ter plenos poderes sobre o painel de controle do blog ou site no WordPress.com que irá migrar.

Depois de garantir sua hospedagem, domínio e acesso à conta do WordPress a ser migrada, siga os passos a seguir.

Migrando Seu Site do WordPress.com Para WordPress.org

Passo 1 – Exportando do WordPress.com

Faça login no site WordPress.com a ser migrado. Procure a opção Admin do WP dentro da seção Configurar:

Migrando Seu Site do WordPress.com Para WordPress.org

Você será direcionado para o painel de controle do WordPress (que é diferente do painel do WordPress.com). Este é o painel que você passará a utilizar futuramente para administrar seu site próprio, hospedado com base no WordPress.org.

Dentro do painel do WordPress clique em Ferramentas -> Exportar:

Migrando Seu Site do WordPress.com Para WordPress.org

Você cairá na tela inicial da ferramenta de exportação do WordPress. Repare que existem duas opções: transferência guiada e gratuita. Portanto, como vamos selecionar a gratuita, estaremos economizando 129 dólares, ou quase 450 reais.

Clique no botão Iniciar Exportação e lá selecione a opção Todo conteúdo. 

Depois clique no botão Download do arquivo de exportação para baixar todo conteúdo de seu site em um arquivo XML. Você deverá salvar este arquivo em seu computador.

Dentro deste arquivo estarão contidos seus posts, páginas, imagens, comentários, campos personalizados, categorias, tags e menus.

Passo 2 – Instalando WordPress

O segundo passo é instalar o WordPress em seu novo serviço de hospedagem.

Você deverá fazer o download no site WordPress.org e enviar o arquivo de instalação compactado via FTP para o servidor de sua hospedagem. Em seguida deverá extrair o arquivo e iniciar a etapa de instalação em seu navegador.

No post Como Instalar o WordPress Em 5 Minutos mostro como efetuar o processo de forma rápida e segura.

Passo 3 – Importando Conteúdo Para Seu Novo Site

Dentro do painel de controle do seu site WordPress recém instalado, localize a opção Ferramentas -> Importar.

Role a tela até o final e selecione WordPress -> Instalar Agora. Isso irá instalar o plugin importador do WordPress.

Após rodar o importador a tela de upload irá se abrir e nela você poderá selecionar através do botão Escolher arquivo o arquivo XML.

Existe um limite para o tamanho do arquivo a ser enviado (em geral 2MB).

Caso o limite mostrado na tela seja inferior ao tamanho de seu arquivo XML, entre em contato com sua hospedagem solicitando que aumentem.

Após selecionar seu arquivo, clique no botão Fazer upload de arquivo e importar. 

Na tela seguinte, antes do início da importação propriamente dita, o importador irá lhe perguntar se deseja atribuir a autoridade de seus antigos posts para o admin atual ou para um novo usuário.

Além disto, na seção Importar anexos, caso você marque a opção Baixar e importar arquivos anexos, o importador irá trazer do site antigo todas as suas imagens.

Após marcar as opções desejadas, clique no botão Enviar.

Depois basta clicar em Divirta-se! e inspecionar seu conteúdo.

Passo 4 – Tornando seu site antigo no WordPress.com privado

Concluída a migração, agora você possui dois sites, o antigo no WordPress.com e seu novo site recém exportado.

Toda migração na verdade é um processo onde copiamos (procedimento também conhecido como backup) o conteúdo de um site para um local diferente.

Ficar com os dois sites ativos não é uma boa opção, especialmente em termos de SEO. Você poderá ser facilmente penalizado pelo Google por conteúdo duplicado.

Temos duas opções: tornar o site no WordPress.com invisível ou estabelecer um redirecionamento para o novo site.

Se você não quer redirecionar seus usuários do site antigo então siga essa opção.

Faça login novamente em seu site ou blog no WordPress.com e dentro do Admin do WP (aquele do início do tutorial), acesse Configurações -> Leitura.

Migrando Seu Site do WordPress.com Para WordPress.org

Na seção Visibilidade do site, marque a opção Evitar que mecanismos de busca indexem este site. Depois conclua clicando no botão Salvar alterações no fim da página.

Note bem: se você marcar esta opção, seu site não estará mais indexável pelo Google e outros mecanismos de busca.

Isso significa que todo o tráfego e SEO que você conquistou por anos irá se perder. Essa opção só é viável se o seu blog ou site é novo e tem poucos usuários.

Caso você já tenha alguma visibilidade na internet, opte pela opção a seguir, redirecionar o tráfego antigo para o site novo.

Passo 5 – Redirecionando Tráfego e Preservando SEO

Redirecionar usuários do site antigo para seu novo site é um procedimento fácil quando se tem a própria hospedagem. Para isso, basta criar um header 301 (redirect) no arquivo .htaccess do site antigo.

Porém esse procedimento padrão não é possível nos sites e blogs do WordPress.com.

Assim, precisaremos optar por um serviço pago oferecido que estabelecerá automaticamente o redirecionamento.

Redirecionamento no WordPress.com

Para adquirir seu redirecionamento, utilize este link. Obtive a partir da página de suporte do WordPress.com, em inglês.

Você cariará na tela de aquisição do serviço, que pedirá seu novo domínio para poder redirecionar.

O custo do redirecionamento é de 13 dólares (45 reais) por ano e deverá ser pago a partir de um cartão de crédito (provavelmente internacional, mas não cheguei a testar com um nacional) ou em uma conta Paypal.

O bacana é que ele fará tudo de forma automática e segura, sem que você precise se preocupar com mais nada.

Como o pagamento é anual, recomendo que você pague ao menos uma vez pelo redirecionamento. Porém se tiver um blog muito frequentado ou com muitas URLs indexadas pelo Google, valerá a pena pagar por mais tempo como medida de segurança.

Parabéns, você migrou com sucesso seu site WordPress.com.

Marco Floriano
administrator
Cientista da Computação, é fundador da Cursos7, escola de cursos online para quem deseja aprender tudo sobre criação e marketing de sites
Sem comentários ainda. Seja o primeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *