Novo Site Cursos7 – Construindo Um Site de Cursos Online Em WordPress

Depois de um ano em desenvolvimento, foi ao ar em março o novo site da Cursos7. Baseado em WordPress, utilizando o tema Course Builder e diversos plugins, o site é uma tentativa de fornecer aos alunos um ambiente de ensino à distância (EAD) mais completo e eficiente, baseado inteiramente em WordPress.

Por que um novo site

Muitos alunos me perguntaram o porque de mexer em um site que já estava funcionando bem. Qual a razão de lançar um novo site para a Cursos7? A resposta não é simples.

A primeira motivação é a melhoria constante do negócio. A principal limitação do site antigo era seu EAD. Sem um sistema avançado para a gestão dos cursos, tenho dificuldades para trabalhar com outros instrutores, por exemplo.

Além disso, com o lançamento de um novo site, acreditava que poderia competir melhor e obter mais resultados em vendas e marketing. Isso infelizmente não aconteceu, mas outras coisas aconteceram para a melhor em nossa plataforma.

O site anterior era muito bonito, porém não possuía um sistema de controle para os cursos. Lançar um curso nas páginas do WordPress levava dias. Organizar os cursos por portfólio era muito trabalhoso. O controle de acesso era ineficiente, pois era feito por páginas.

Outra questão importante eram as páginas de venda. O site anterior era baseado em landing pages longas e difíceis de se obter as informações desejadas com rapidez. Nosso atendimento viva cheio de pessoas com dúvidas óbvias que já haviam sido respondidas (mas não lidas) nas páginas do site.

Com o novo site, meu principal objetivo é facilitar o lançamento de cursos no portal, inclusive por outros instrutores. Facilitar a organização dos cursos, a emissão de certificados e a comercialização dos mesmos. Pretendo também melhorar o controle de acesso dos alunos aos cursos, rastreando com exatidão quais aulas estão sendo aproveitadas e quais não estão. Melhorar o sistema de suporte através de uma interação mais eficiente, principalmente com fórum para os cursos e comentários nas aulas. Na parte pública do site, oferecer um layout mais limpo e fácil de entender.

WordPress como EAD

Desde 2015 venho buscando uma forma de lançar um EAD (sistema de Ensino à Distância) na Cursos7 baseado em WordPress. Como meu objetivo é abrigar mais instrutores, mais cursos e mais alunos, um simples site WordPress ficou limitado, principalmente na etapa de lançamento e apresentação dos cursos.

Minha grande inspiração foi o Moodle, um sistema que admiro e utilizei por vários anos na faculdade. Embora simples em aparência, sempre me pareceu o mais bem organizado e funcional. Porém como nos últimos anos venho focando bastante o WordPress, resolvi apostar nesta ferramenta e em seus plugins e temas para resolver este complexo problema.

Escolhendo um LMS para WordPress

No universo WordPress, um EAD é construído utilizando plugins de LMS (learn management system). Um LMS nada mais é que a parte funcional do EAD. Existem vários plugins de LMS para WordPress, sendo alguns dos mais famosos:

Existem outros, mas foquei os 3 para ir mais a fundo em cada um e não me perder muito nas opções.

Learndash

O Learndash foi o primeiro plugin a entrar no meu radar. Alguns alunos da Cursos7 já o utilizam e me recomendavam constantemente. A dificuldade que encontrei foi em experimentar o Learndash na época.

O custo anual dele (150 dólares -> uns 500 reais) é parecido com o do Sensei (129 dólares). Logo um valor considerável para se arriscar. Devido a isto fiquei um pouco receoso e resolvi pesquisar tudo que podia antes.

Durante minhas pesquisas notei que as integrações ainda não estavam maduras como hoje e não encontrei nenhum tema interessante com integração pronta para ele. Isso me fez deixar o Learndash em segundo plano e partir para aquela que me parecia a melhor opção à época: Sensei.

Sensei Plugin

A primeira escolha que fiz foi Sensei. No site anterior da Cursos7, utilizava o Impreza como tema, porém como ele não possuía integração com nenhum LMS, teria que desenvolver a integração manualmente. Neste caso, escolhi aquele que acreditava ser o plugin com a melhor base de código. O Sensei vem da WooThemes, a mesma equipe desenvolvedora do WooCommerce, daí a aposta na qualidade do código, o que facilitaria a integração.

Porém depois de desenvolver a integração para o Impreza, não fiquei satisfeito com os resultados, principalmente estéticos (o EAD acabou destoando muito da aparência do site).

De forma geral o Sensei não foi uma boa escolha para a Cursos7 e isto pede um outro post. Porém acredito que para um site de cursos integrados com WooCommerce utilizando um tema da Woothemes ele seja de longe a melhor opção.

Learnpress

O Learnpress nunca me empolgou muito. Sempre me pareceu um plugin bugado e com poucos recursos de EAD (hoje já existem muitas extensões pagas e gratuitas).

Entretanto ele é gratuito, é o mais popular no wordpress.org e oferece uma grande quantidade de temas prontos e integrados. Isso fez com que após a dificuldade com o Sensei, que é um plugin pago, eu tentasse um gratuito para variar e ver o nível de desenvolvimento que ele se encontrava.

O Learnpress me surpreendeu em vários aspectos e se mostrou uma boa escolha para a Cursos7. Porém por razões de atraso no desenvolvimento e limitações de projeto, tive que mudar para um tema que já possuísse uma integração pronta.

Temas WordPress para EADs

Sou usuário assíduo da themeforest, logo é a partir da base de temas que eles oferecem que traço meu parâmetro de popularidade de um tema. E para minha surpresa, nos últimos anos tivemos um boom de oferta de temas com integração com o Learnpress. Isso me animou muito e logo de cara adquiri o tema mais popular para este plugin e comecei o desenvolvimento.

Eduma

No ínicio de 2016, com o Brenner assumindo a principal linha de frente de desenvolvimento, começamos a desenvolver o novo site da Cursos7 no Eduma.

Foram várias etapas, principalmente de lançamento dos cursos atuais no learnpress e personalizações. Mas os bugs infelizmente foram tantos que a cada dia de desenvolvimento tínhamos que parar dois ou três para resolver um bug ou aguardar feedback dos desenvolvedores.

Quatro meses depois de começar o desenvolvimento, tínhamos uma visão clara de que as coisas não estavam progredindo mais e o produto final não teria a qualidade mínima de um projeto para ir ao ar. Foi quando tomei a decisão de parar o desenvolvimento neste tema e focar outros aspectos mais urgentes da Cursos7.

CourseBuilder

Alguns meses depois vi o lançamento do CourseBuilder pela mesma empresa desenvolvedora do Eduma. Embora a experiência tinha sido negativa com aquele tema, resolvi dar mais uma chance e desenvolver o novo site inteiramente neste tema, que achei mais bonito e profissional.

Porém isto também não se mostraria uma tarefa simples e os desafios foram grandes.

Processo de desenvolvimento

O processo de desenvolvimento levou vários meses e durante este período a maior dificuldade foram os bugs. Muitos deles ainda nem foram resolvidos, como é o caso do sistema de login do tema que não consegue gerar a página de recuperação de senha para o usuário.

São bugs graves e claramente percebe-se que é devido à má programação, visto que ao abrir tickets de suporte, os desenvolvedores sempre entram em ação para resolver o problema. Aliás, o suporte da Thimpress se mostrou muito bom neste quesito.

A parte de personalização foi bem simples pois resolvi manter os aspectos fundamentais do tema. Porém as opções de personalização são grandes e variadas e neste sentido achei o tema muito bom.

O lançamento dos cursos foi bem trabalhoso no início, mas depois que se pega o jeito a coisa vai embora. Lançar as aulas separadamente dos cursos foi um conceito novo porém bem vindo.

Os vídeos tiveram que ser incorporados manualmente nas páginas o que não foi muito bem vindo, porém não vejo grandes alternativas a isto, visto que meus vídeos ficam no Vimeo.

O tema e o Learnpress tem uma boa integração com o WooCommerce, porém através dele a liberação de cursos não pode ser feita automaticamente. Por outro lado é possível usar o MembershipPro, só que ele só funciona com Paypal.

No fim das contas o grande obstáculo foram mesmo os bugs. Muitos alunos até pediram o site antigo de volta, simplesmente por não conseguirem efetuar nem login. Outros efetuam e não conseguem ver as aulas liberadas. Outros ainda notaram que o progresso das aulas volta de tempos em tempos.

Outra coisa que me chamou atenção foram os usuários que não localizaram informações importantes dentro do EAD, como a aba Arquivos no início da página do curso. O design embora belo, deixa a desejar em termos de praticidade.

Limites do WordPress

Muito do que gostaria e preciso fazer no site atual da Cursos7 esbarra nos limites do WordPress. Um destes limites é a grande quantidade de plugins necessários para montar sites avançados.

Este conta com 33 plugins ativos, alguns deles simplesmente pararam de funcionar com o lançamento da versão 3.0 do Learnpress. Essa integração de plugins é muito bonita, porém quando não funciona é uma dor de cabeça para o desenvolvedor. Aliás com o lançamento do Learnpress 3 até mesmo o tema que é baseado nele (este Course Builder) quebrou e diversas partes ficaram desconfiguradas.

Temas e pugins complexos precisam ser muito bem programados, e nunca feitos na pressa. Precisam amadurecer com o tempo. Neste sentido gosto muito de plugins veteranos como WooCommerce. Impressiona um plugin tão complexo funcionar tão bem. Porém outros, como Learnpress, testam os limites do WordPress e de seus usuários, oferecendo desafios que nunca deveriam existir em primeiro lugar.

Migrando base de alunos

Infelizmente não foi possível migrar os dados dos cursos dos alunos. Embora as contas tenham sido migradas (apenas as contas, as senhas não são passíveis de migração), os cursos estavam cadastrados no plugin Groups, que não conversa com o Learnpress.

Poderia ter escrito um script de migração (integração), porém como o desenvolvimento do site passou quase um ano do planejado, tive que seguir com o projeto e fazer manualmente as migrações na medida em que os usuários fossem solicitando.

Isto causou algumas dores de cabeça, mas de forma geral ocorreu tudo bem. Teria sido bem mais fácil se não fosse o bug do reset de senhas.

Mudança de rumo

Com este site a Cursos7 entra em um novo tempo, uma nova direção. Atualmente busco tornar o negócio mais resistente e inovador. Resistente no sentido financeiro. Hoje temos um grave problema de faturamento, mesmo tendo uma base de 2 mil alunos.

Além disso os tempos pedem inovações importantes como Apps para smartphones, visualização dos cursos off-line e o fim do sistema de download que estimula demais a pirataria e prejudica alunos que pagam e instrutores que se dedicam.

Entretanto, não acredito que a Cursos7 poderá permanecer por muito mais tempo utilizando este tema. Devido à grande quantidade de bugs, terei que tomar a difícil e custosa decisão de trocar de tema novamente ou até mesmo a criação do EAD do zero, com outra tecnologia, separado do site WordPress. O Learnpress é um bom plugin, mas está longe de ser um EAD completo, com gamificação e um sistema de suporte robusto, por exemplo.

A ajuda de Deus

Por fim agradeço a Deus por mais este projeto em que ele me guiou e ajudou diariamente a cumprir. Desenvolver e manter este site tem sido um dos maiores desafios de minha carreira e por muitas vezes tenho que fazer isso sob situações extremas, como doenças terminais na família, destruição do core business pela concorrência e meses a fio de prejuízo. Porém tem sido um grade prazer ajudar tantas pessoas a aprenderem a criar seus primeiros sites, servindo cada um em sua dificuldade.

 

Marco Floriano
administrator
Cientista da Computação, é desenvolvedor na Setor9 e fundador da Cursos7, escola de cursos online para quem deseja aprender a criar sites.

Comentários

  • Fernando
    4 de maio de 2018

    Realmente a plataforma possui algumas limitações. Eu sou um dos seus alunos que vem sofrendo com os bugs reportados no seu texto. Evoluir requer sacrifícios mais é um mal necessário. Quero agradecer pelo ótimo trabalho que você e equipe do cursos 7 tem realizado ao longo desses anos. De longe a melhor metodologia e o melhor conteúdo sobre WP do mercado. Aguardando com ansiedade as novas melhorias. Grande Abraço!

    • Marco Floriano
      8 de maio de 2018

      Então Fernando, é quando ouvimos comentários como o seu que recebemos o combustível necessário para continuar o trabalho. Muito obrigado!

  • Admin bar avatar
    ASOUSAVALE
    5 de julho de 2018

    BOA NOITE, CARO MARCO NO CURSO DE WORD PRESS TINHA UM VIDEO QUE VOCE FALAVA SOBRE COMO SE ORGANIZAR ANTES DE COMECAR A FAZER OS PROJETOS COM DICAS DE WIRE FRAME , SOFTWARES QUE AJUDAVAM NESTA ORGANIZAÇAO E TALS, MAIS NO SITE NOVO NAO VEIO

    • Marco Floriano
      10 de julho de 2018

      Oi Allan é verdade. Em breve estarei lançando um Curso de Trello, grátis, onde ensinarei a montar um projeto completo de um site utilizando Trello e outras ferramentas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *