Por que aprender sobre Marketing Digital?

O Marketing Digital jé faz parte da estratégia de muitas empresas. Realizar uma comunicação eficaz por meio da Internet, nos dias de hoje, não se trata mais de uma vantagem competitiva e sim de um dever que, não só as grandes corporações tem, mas também os pequenos negócios.

Ainda que um micro empresário, ou um profissional autônomo não tenha grande orçamento para investir em sites modernos e grandes campanhas, é possível utilizar muitos recursos gratuitos disponíveis na rede mundial de computadores.

Você deve aprender sobre Marketing Digital para ter condições de criar estratégias com foco nos objetivos da empresa e nas necessidades do cliente, se comunicar com ele de forma rápida e eficaz e gerar resultados para o seu negócio. Seja você dono ou funcionário, vale a pena entender quais são as oportunidades que o meio digital oferece e tentar aproveitar ao máximo.

Você certamente já percebeu a necessidade de aprender um pouco sobre as infinitas possibilidades existentes dentro do Marketing Digital, por isso nós, da Cursos7, gostaríamos de apontar alguns tópicos pertinentes para você iniciar o processo de aprendizagem deste tema.

Primeiramente, indicamos os principais canais de comunicação que te auxiliam a criar o relacionamento com seus futuros e atuais clientes:

Site

Seu site é seu bem mais precioso, é o local onde você vai inserir as informações oficiais do seu negócio, a forma de contado, os produtos ou serviços que oferece, seu diferencial, entre outras coisas. Ainda que, no início, não seja possível criar um site, vale a pena já pensar em como você gostaria que fosse e quais as informações que você gostaria que ele tivesse. Vale a pena visitar sites de concorrentes e observar como eles se apresentam.

Blog

Geralmente as empresas têm um blog atrelado ao site. Mas, qual a diferença entre os dois? Enquanto o site tem um formado mais estável, sem grandes alterações, o blog funciona como uma espécie de “diário”, onde você insere notícias, artigos, vídeos, dentre outros conteúdos.

O blog tem a função de atrair clientes de forma indireta, apresentando conteúdos relacionados ao seu negócio, que irão prestar algum auxílio ao possível cliente e gerar alguma interação. Essa estratégia faz parte do Marketing de Conteúdo, que também leva em consideração o engajamento com os usuários nos demais canais de comunicação.

E-mail

Muitas pessoas pensam que o e-mail é algo ultrapassado, mas acredite, ele é um dos meios mais eficazes de comunicação direta com o cliente. Não é a toa que muitos sites concedem conteúdos, como e-books e infográficos em troca do cadastro do e-mail. Isso já aconteceu com você antes?

A partir de uma base confiável de e-mail, as empresas enviam constantemente conteúdos relevantes para determinado público afim de gerar uma venda futura.

Redes Sociais

As redes sociais são meios pelo qual o usuário chega ao seu site ou blog. Elas contribuem para criar conceito da marca para os usuários, gerar uma comunicação rápida e, futuramente, talvez, uma compra efetiva.

Dentre as redes sociais disponíveis, podemos citar algumas:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Youtube
Instagram
Google+

As redes sociais, apesar de seguirem tendências parecidas, têm suas particularidades. Por isso, vale a pena analisar seu negócio e escolher as redes que mais vão atrair pessoas dispostas a consumir seu conteúdo e como elas desejam isso.

Outros

Além desses, existem inúmeras formas de atrais potenciais clientes para seu negócio. Essa é uma grande vantagem do Marketing Digital, te oferece condições para segmentar seu público e engajar pessoas que demonstram algum interesse pelo produto ou serviço que você tem para oferecer.

Além disso, constantemente surgem novas formas de comunicação da internet. Vale a pena explorar e estudar as oportunidades e usar as que vão ao encontro do objetivo do seu negócio.

Quer aprender sobre Marketing Digital?

Se a resposta for SIM, vamos apresentar algumas dicas valiosas para que você comece com o pé direito e aprenda cada vez mais sobre as inúmeras possibilidade que o Marketing Digital lhe oferece.

Comece devagar

Não adianta querer entender tudo de uma vez e usar ferramentas complexas antes de ter um bom domínio sobre o assunto. Utilize as ferramentas mais simples e, de preferência, as gratuitas no início. Sinta como a comunicação acontece, mas visando sempre aprender mais e conhecer outras ferramentas

Peça ajuda

Não há nada de mais em dizer que não entende algo, ou têm dificuldade em aprender. Sempre haverá alguém disposto a te ajudar, sendo com uma indicação de leitura, seja te apontando as alternativas. Sem contar que na internet há inúmeros portais e blogs especializados em Marketing Digital que oferecem conteúdos gratuitos que vão ser de grande valia no início.

Estude sempre

Nessa área, a todo instante, há algo novo surgindo. Por isso, a necessidade de estar sempre atualizado e de olho nas tendências. Caso seja possível, reserve um tempo em sua rotina para se matricular em um curso, presencial ou online e siga à risca todos os ensinamentos. A Cursos7, atualmente, oferece cursos que podem lhe agradar caso já tenha interesse em criar seu próprio site.

Passe seu conhecimento adiante

Assim como você, muitas outras pessoas estão em busca de aprendizado. O pouco que você souber já será de grande valia para alguém que começar as pesquisas depois. Então, não custa nada dar uma forcinha. Além disso, quando você ensina, você também está aprendendo. Correto? Pense nisso.

Enfim, o Marketing Digital se tornou o dever de casa para todos os negócios, independentemente da área e do porte. Trata-se de algo muito poderoso que vai lhe ajudar a chegar a lugares nunca imaginados e a conquistar a confiança de muitos clientes. Utilize as ferramentas disponíveis a seu favor e nunca pare de buscar novos conhecimentos.

Se você gostou desse texto, deixe registrada a sua opinião nos comentários. Mesmo se achou que falta algum conteúdo, escreva aqui. É muito importante para nós, da Cursos7, saber quais são as expectativas e como podemos ajudá-los, ok?

Caso você queira continuar um papo mais profundo sobre Marketing Digital envie um e-mail para contato@cursos7.com.br. Ficaremos felizes em continuar essa conversa!

Independentemente de qualquer coisa, continue acompanhando o nosso blog, pois vamos continuar falando sobre Marketing Digital por aqui também. Até mais!

Comentários

  • Emídio Nagura
    24 de julho de 2017

    Achei bem interessante, objetivo e esclarecedor seu artigo. Parabéns!
    Sou desenvolvedor de sistemas em ambientes corporativos porém, sempre voltado à cultura “cliente/servidor”, e nunca me foi dada a oportunidade de explorar esse canal que é a internet. Já li algumas matérias suas (sempre boas) e pretendo me firmar nas tecnologias sugeridas por vocês, inclusive contratei seu pacote de cursos há algum tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *