WordPress 4.7 “Vaughan”

Foi lançada ontem (06/12/2016) a versão 4.7 do WordPress, codinome Vaughan em homenagem à vocalista Sarah “Sassy” Vaughan, como de costume dentro da equipe de desenvolvimento do CMS. Essa nova versão tem muitas novidades e com certeza é o maior lançamento do ano, apontando para tendências que certamente irão crescer em 2017.

Novo Tema Twenty Seventeen

Não posso negar que estou pulando de alegria com o novo tema lançado na versão 4.7, o Twenty Seventeen (ou 20 17). Sempre gostei de temas mais voltados para business e corporativo, pois estes temas são facilmente adaptáveis à qualquer situação e tipo de site, diferente dos temas específicos para Blogs, lançados nos últimos tempos.

Tema Twenty Seventeen WordPress 4.7

A grande sacada deste novo tema está na página inicial, que possui múltiplas seções customizáveis com widgets e menus (incluindo um social), tornado-o mais profissional e simples para iniciantes que não querem aquela página inicial típica de blog em seus sites.

Melhorando Customizer (Personalizador)

A equipe de desenvolvimento continua focando suas principais melhorias na ferramenta de personalização, o Customizer. Agora o live preview (visualização das modificações em tempo real) está mais tolerante com os erros realizáveis nas modificações.

Interessante que agora é possível ter um conteúdo experimental para testes na ferramenta de personalização, tornando assim mais fácil prever como suas modificações ficarão em todas as partes do site. Porém esse conteúdo experimental e as modificações não aparecerão no site até que tudo seja salvo e confirmado.

Ícone de Edição Visual

Um pequeno lápis azul é exibido em cada uma das posições editáveis do seu tema. Isso facilita a navegação visual pelas diversas seções editáveis, evitando que você tenha que clicar muito para chegar em uma determinada posição do tema.

Cabeçalhos Com Vídeos

Seguindo uma tendência que tomou força em 2016 entre temas profissionais, agora o Twenty Seventeen oferece a opção de adicionar um vídeo ao cabeçalho de sua página inicial, tornando-a mais interativa e interessante. Essa opção deverá ser bem vinda e utilizada por iniciantes, especialmente em uma era onde fazer um vídeo HD com seu smartphone leva poucos segundos.

Adicionando Páginas Via Menu

Mais uma sacada genial de usabilidade da equipe. Agora é possível adicionar novas páginas diretamente do menu. Muito útil quando você quer começar a criação de uma seção em seu site mas ainda não tem as páginas para ele. Assim não precisa sair da tela de menu para criar suas novas páginas.

CSS no Customizer

Agora é possível adicionar pequenos trechos de código CSS para personalizar manualmente seu tema através do personalizador, tornando assim mais fácil a vida de quem quer usar seus próprios estilos e visualizar as modificações em tempo real.

Preview de PDF

Outra novidade é a visualização na biblioteca de mídia do seu WordPress de um ícone do preview de seu arquivo PDF. Com isso vemos a consolidação da tendência de a biblioteca de mídia ser muito mais que um simples repositório de imagens, permitindo ao usuário gerenciar vários tipos de arquivos. Seria interessante no futuro visualizar o próprio aquivo completo e ver suporte a mais formatos como DOC e XLS.

Idioma do Dashboard

Essa eu curti de verdade. É possível agora definir um idioma diferente ao painel de controle do WordPress, possibilitando visualizar o site em um idioma e administrá-lo em outro.

Melhorias na REST API

A versão 4.7 possibilita a geração de endpoints para posts, comentários, termos , usuários, meta e configurações através da API, melhorando a interface de comunicação do conteúdo de seu WordPress com programas externos, tornando-os mais fáceis de ler por outros aplicativos. Uma melhoria clara na integração de temas, plugins e apps com o WordPress.

Essa nova versão sem dúvida é muito bem vinda, com melhorias que ajudarão especialmente iniciantes que estão criando seus primeiros sites. Em breve atualizaremos o Curso de WordPress com essas melhorias e novas técnicas de desenvolvimento para nossos alunos. 

Marco Floriano
administrator
Cientista da Computação, é fundador da Cursos7, escola de cursos online para quem deseja aprender tudo sobre criação e marketing de sites
Sem comentários ainda. Seja o primeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *