Lançamento WordPress 5.0 Bebo

Depois de muita espera, eis que o novo e revolucionário WordPress 5.0 foi lançado em 06 de dezembro de 2018. Novo pois traz muitas novidades. Revolucionário pois nos bastidores uma verdadeira disputa entre uma parte insatisfeita da comunidade com o lançamento forçoso do novo editor, levou muitos a questionar o foco dos mantenedores do projeto. Esses, por sua vez, deixam claro que querem tornar a experiência de novos usuários mais simples e rica, mesmo que custe a insatisfação dos usuários mais velhos do CMS (como eu, rs).

O novo WordPress traz não apenas novos recursos, mas também novos paradigmas: com um editor focado em blocos, chamado Gutenberg, agora temos uma forma inteiramente nova de criar posts e páginas no WordPress.

Confira as novidades deste lançamento e veja porque, na minha opinião, o WordPress é um CMS que vale cada vez mais a pena.

Gutenberg

Sem dúvida a grande novidade do novo WordPress é o seu editor. Capaz de quebrar em blocos editáveis cada elemento de um post, agora podemos editar literalmente aquilo que vemos. Este é um conceito simples na teoria, porém extremamente difícil de se aplicar na prática. Tão difícil que no universo WordPress, muitos dos plugins profissionais mais populares, como Elementor e Visual Page Builder buscam oferecer há anos este paradigma: o usuário editar aquilo que ele vê.

Fiz um review completo do novo editor neste vídeo, confira!

Resumindo: o novo editor transforma tudo em blocos reutilizáveis. Assim podemos criar um bloco de conteúdo em um post e utilizá-lo em qualquer outro post ou página. Além disto, os blocos substituem por completo o uso dos antigos shortcodes que tanto dificultavam a vida dos iniciantes.

Twenty Nineteen

Infelizmente não tivemos o tema do ano 2018 (twenty eighteen), mas por outro lado, os esforços foram todos concentrados neste novo tema. O Twenty Nineteen inicialmente não é muito chamativo. Pelo contrário, é simples e intuitivo para bogs. Para vê-lo em funcionamento, visite meu blog aqui.

Porém seu principal diferencial não está no visual. Está em sua base de código totalmente desenvolvida com o novo editor Gutenberg em mente. Desta forma, podemos utilizar o Twenty Nineteen como base para criação de temas compatíveis com o novo WordPress 5.0.

PHP 7.3

Talvez o maior avanço para muitos seja mesmo a compatibilidade com a versão 7.3 do PHP. Esta versão do PHP será suportada até 2022, logo a versão 5 do WordPress terá muita lenha para queimar. Além disso, incorpora os avanços significativos desta versão do PHP, especialmente no quesito desempenho.

O WordPress 5.0, porém, funciona apenas em servidores com versões superiores ao PHP 7.2. Ao menos no site wordpress.org não encontrei referência de suporte a versões anteriores.

Resumo

O novo WordPress está dividindo opiniões, mas uma coisa ninguém pode negar: a equipe está inovando e buscando tornar este incrível CMS ainda mais incrível.

 

 

Marco Floriano
administrator
Cientista da Computação, é desenvolvedor na Setor9 e fundador da Cursos7, escola de cursos online para quem deseja aprender a criar sites.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *