Ocultando Cabeçalho e Rodapé No WordPress

ocultando cabeçalho e rodapé no wordpress

Em algumas situações precisaremos utilizar personalização CSS no WordPress para atingir nossos objetivos. Isso acontece quando estamos ocultando cabeçalho e rodapé no WordPress, por diversas razões. A principal delas é a personalização de uma página específica, de vendas por exemplo (uma landing page).

Antes de tudo, tenha em mente que a opção de remover sem código, pelas opções do tema, nem sempre estará presente. Assim, em alguns casos, teremos que recorrer a uma personalização por CSS para fazer a coisa acontecer. O personalizador do WordPress oferece a possibilidade de inserirmos código CSS no tema que está ativo no momento.

Para ocultar o cabeçalho e o rodapé em seu site WordPress, siga os passos abaixo (ou assista ao vídeo no final deste post):

  • Primeiramente, acesse o painel de seu site WordPress
  • Identifique a id da página que deseja ocultar o cabeçalho e o rodapé;
  • Em seguida abra o Personalizador, a ferramenta de personalização do WordPress;
  • Siga para a CSS adicional;
  • Insira o código abaixo;
  • Troque site-header e site-footer pelas classes de cabeçalho e rodapés de seu tema;
  • Identifique-as com a ferramenta de desenvolvedor do google chrome (f12 -> selecione a região desejada);

 

.page-id-5 .site-header {
display: none;
}

.page-id-5 .site-footer {
display: none;
}

Após assistir ao vídeo, curta nosso canal no Youtube para mais conteúdo gratuito. Caso queira investir em uma formação profissional em WordPress, conheça nossos cursos.

Marco Floriano
administrator
Cientista da Computação, é desenvolvedor na Setor9 e fundador da Cursos7, escola de cursos online para quem deseja aprender a criar sites.

Comments

  • Silvanio
    29 de janeiro de 2019

    Parabéns, ajudou muito aqui.

  • andre tristao
    19 de fevereiro de 2019

    Marco, eu tentei fazer isso no tema DOGMA da Envato e ele não funciona. Eu verifiquei em “inspecionar página” que o código do cabeçalho está assim: Será que o código CSS muda em virtude disso?

    • Marco Floriano
      19 de fevereiro de 2019

      Olá Andre. Certamente, muda bastante. Cada tema tem sua forma de identificar a seção do cabeçalho e do rodapé. Como você comprou o tema na Envato, basta perguntar a classe CSS do cabeçalho ou rodapé ou até pedir o código para ocultar que eles enviam pra você. Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *