10 Plugins Que Todo Site WordPress Precisa Ter

Exitem alguns importantes plugins que todo site WordPress precisa ter. Depois de quase uma década desenvolvendo, administrando sites WordPress dos mais variados tipos e tamanhos, compilei a lista a seguir.

Utilizo esta lista em praticamente todos os sites que administro em minha agência. O objetivo é garantir o bom funcionamento do site, seu SEO, sua segurança, aumentar a praticidade e fornecer métricas importantes.

1 – Akismet Anti Spam

Categoria: Segurança

Desde meu primeiro site WordPress, há mais de uma década atrás, configuro o Akismet como solução anti spam em todos os meus sites. Não tenho memória de um único site WordPress que criei ou administrei que não tenha o Akismet instalado.

A realidade é que por ser o mais popular software para desenvolvimento de sites, o WordPress é um grande alvo de hackers e spammers. Além disto, por ser baseado em PHP, uma lingugem extremamente popular, o WordPress torna-se um alvo ainda mais gritante.

O Akismet é uma solução completa contra spams no WordPress e já me ajudou a bloquear milhões de mensagens indesejadas que se filtradas manualmente teriam tomado grande parte do meu tempo de vida.

2 – Duplicate Post

Categoria: Praticidade

Realmente é difícil entender porque alguns plugins até hoje não se tornaram core (parte do núcleo) do WordPress. O Duplicate Post é um destes. Basicamente ele possibilita duplicar qualquer tipo de post e página. Além disso, duplica custom post types (como itens de portfólio, produtos, etc.).

Em geral utilizo muito este plugin nas fases de criação do site. Porém sempre que preciso criar novas páginas e conteúdos, apelo para ele, visto que duplico algo que já existe. Muito útil para replicar posts e páginas prontas de um demo do tema, por exemplo.

3 – Google Analytics Dashboard for WP

Categoria: Métricas

Costumo dizer que o sucesso de todo site está na qualidade de seu conteúdo. E para saber como este conteúdo está se saindo, nada melhor que o bom e velho Google Analytics. Todavia, como não somos marketeiros (ou somos?), nem sempre queremos abrir a ferramenta para analisar o tráfego do site.

O GADWP é fantástico neste sentido. Após instalado e configurado para integrar com a API do Google Analytics, fica incrivelmente fácil visualizar em tempo real os relatórios de tráfego do site sem precisar sair do WordPress.

Graças a ele tomo decisões estratégias e acompanho o desempenho do conteúdo do site, sem precisar sair do WordPress. Métricas valiosas, que muitas vezes são de difícil visualização dentro do complexo painel do Google Analytics.

4 – Insert Headers and Footers

Categoria: Praticidade

Na administração de qualquer site WordPress, precisamos inserir os mais variados tipos de scripts e códigos personalizados. É normal precisarmos integrar o WordPress com o Facebook (através do pixel), por exemplo. Ou com o Google Analytics.

O jeito tradicional é alterar o código de um Child Theme. Alguns erroneamente apelam até para a modificação direta do código fonte do site ou tema.

Este plugin fornece uma caixa onde você simplesmente escolhe onde quer inserir o script (cabeçalho ou rodapé). Além disso, em uma única interface você pode gerenciar todos os seus scripts. Assim não precisa utilizar dezenas de plugins, um para cada serviço que deseja integrar ao seu site.

5 – Wp Fastest Cache

Categoria: Performance

Todo site WordPress precisa de um sistema de cache de qualidade para poder se destacar. O cache permite que as páginas carreguem mais rapidamente e poupa recursos preciosos de sua hospedagem.

Algumas hospedagens profissionais, como a Siteground, possuem sistemas próprios de cache para sites WordPress. Porém na maior parte das vezes, nós desenvolvedores e webmasters temos que cuidar disto.

Entra em cena este incrível plugin. O Wp Fastest Cache é a minha escolha entre os diversos plugins de cache existentes hoje no WordPress, como deixei claro neste experimento.

Além de possuir uma interface simples, tem recursos gratuitos disponíveis apenas nas versões pagas de outros plugins concorrentes.

6 – UpdraftPlus

Categoria: Segurança

Quando comecei a desenvolver sites WordPress, precisava migrá-los com frequencia. Quando fazemos o site, criamos em um ambiente de desenvolvimento. Posteriormente migramos para o ambiente live. Esse processo foi ficando cada vez mais complexo e demorado já que os sites ficavam maiores.

Além de migrações, precisava de um sistema confiável que automatizasse os backups dos sites que administrava. De preferência que fosse capaz de migrar e restaurar um backup com poucos cliques.

Tudo isso encontrei na versão paga do UpdraftPlus. É verdade que ele possui uma versão gratuita que é muito boa. É verdade também que outros plugins são excelentes. Porém, para migrar (rapidamente) sites com mais de 5 gigabytes, esta foi a única opção que me agradou e tem me atendido bem nos últimos anos.

7 – WordFence

Categoria: Segurança

Todo site WordPress está hospedado em um computador, chamado Servidor. Logo, precisa possuir um sistema de segurança que assegure a integridade dos arquivos. É desejável também que possua um sistema de controle de tráfego, capaz de filtrar o que entra e sai da máquina. A este tipo de software damos o nome de Anti Vírus (Malware) e Firewall.

O Wordfence é minha solução favorita há muitos anos tanto para escaneamento dos arquivos do site como para controle de tráfego. Já me ajudou a mitigar ataques de DDOS provenientes de diversas partes do mundo, principalmente do leste europeu. Sem ele nem saberia como agir.

Já encontrei arquivos maliciosos dos mais diversos tipos nos sites. Além de tudo isso, possui um excelente sistema de controle de usuários, checando senhas e bloqueando tentativas repetidas de acesso (brutal force).

8 – Page Builder ou Elementor

Categoria: Praticidade

Até há alguns anos atrás, criar páginas profissionais no WordPress exigia o uso e domínio de uma grande quantidade de shortcodes. Muitos temas ainda os usam. Os shortcodes são códigos que geram os elementos do tema, como ícones, imagens, blocos e layouts.

Este processo de criar páginas com shortcodes é coisa do passado. Graças a editores profissionais avançados, hoje criamos visualmente os elementos, sem precisar digitar shortcodes.

Em geral ao adquirir um tema profissional, ele já vem com um editor visual embutido, sendo os mais usados Page Builder e Elementor.

Ambos são excelentes! Porém o Elementor tem uma versão gratuita, muito poderosa por sinal. Criei um tutorial completo do Elementor para iniciantes aqui. No Curso de WordPress Pro 2016 abordo extensivamente o uso do Page Builder.

Graças a esses editores, minha produtividade deu um salto e hoje sou capaz de criar páginas muito mais poderosas.

9 – YOAST

Categoria: SEO

Ainda me lembro quando vários plugins de SEO disputavam a cena. Para os alunos, sempre tinha que ensinar dois ou três plugins, visto que cada um tinha suas vantagens e desvantagens.

Hoje isso não é mais verdade. Eis que um único plugin superou todos os outros. O YOAST seo (antigo WordPress SEO) é o mais completo plugin do tipo para WordPress.

Embora sua interface seja um pouco complicada para iniciantes e usuários sem noções de SEO on page, uma vez entendido e dominado é o melhor plugin que já vi.

Com a versão gratuita temos tudo que precisamos para otimizar qualquer site para os mais modernos mecanismos de busca. Nunca utilizei a versão paga, mas promete muito.

Criei uma análise completa deste plugin aqui. Agora não tenho mais a necessidade de utilizar dois ou três plugins de SEO: o YOAST da conta do recado sozinho.

10 – Really Simple SSL

Categoria: Segurança

Desde que o Let’s Encrypt foi inventado, nunca foi tão fácil e grátis conseguir um certificado SSL para seu site.

Porém uma coisa é emitir o certificado para seu domínio. Outra bem diferente é configurar sua hospedagem e site WordPress com ele.

Diversos são os contratempos possíveis. URLs HTTP funcionando em paralelo com HTTPS e dificuldade para fazer o WordPress reconhecer o certificado são só alguns deles.

Com o Really Simple SSL, basta emitir o certificado (gratuitamente) no cPanel, aguardar a propagação (algumas horas) depois instalar o plugin e deixar ele fazer o resto.

Nunca foi tão fácil ter um SSL grátis para seu site WordPress graças ao Let’s Encrypt e ao Really Simple SSL.

Plugins Que Todo Site WordPress Precisa Ter

Esta lista passou pela prova do tempo diversas vezes em minha vida. Já tentei muitas vezes substituir um ou outro plugin nela, porém acabo voltando para os mesmos.

O WordPress é um CMS de grande sucesso, mas sem esses plugins, dificimente teria chegado onde chegou.

Marco Floriano
administrator
Cientista da Computação, é desenvolvedor na Setor9 e fundador da Cursos7, escola de cursos online para quem deseja aprender a criar sites.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *